segunda-feira, 17 de março de 2014

Questões p. 73 – 8º ano

1.      Que relação podemos estabelecer entre aumento populacional, industrialização e poluição? A esperança de melhores oportunidades de trabalho é a principal motivação daqueles migraram para as áreas industrializadas. Contudo, como não há planejamento urbano para receber os novos moradores, a camada mais pobre das grandes cidades sofre com a falta de saneamento básico e de condições adequadas de moradia, transporte e demais serviços essenciais. A insuficiência de política pública para garantir saneamento básico, processamento adequado do lixo gerado nas grandes cidades e controle dos resíduos industriais compromete cada vez mais, a qualidade de vida nas áreas industrializadas. 
2.      Você conhece exemplos de rios brasileiros que sofrem com a poluição? Quais? Iguaçu e Tietê que atravessam as regiões metropolitanas de Curitiba e São Paulo tiveram piores Índices de Qualidade da Água. Além desses, a situação também é crítica no Rio das Velhas em Belo Horizonte, no Rio Paraguaçu que banha o Recôncavo Baiano, e no Rio Ipojuca, que atravessa cidades industriais de Pernambuco 
3.      Existem políticas públicas para a recuperação desses rios? Apenas o projeto de despoluição do Rio Tietê, iniciado em 1992. No ano de 1985, a União criou o Ministério do Meio Ambiente e, no dia 8 de janeiro de 1997, foi sancionado a Lei 433, que definiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e instituiu o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos hídricos. Em março de 2006, lançou-se o programa nacional de Recurso Hídricos (ou Plano Nacional das Águas) que está, ainda hoje em sua primeira etapa de implantação.

5 comentários: