segunda-feira, 10 de março de 2014

A Vida no Paleolítico

Paleolítico: a era da pedra lascada. Vai do aparecimento do gênero Homo há cerca de 2 milhões de anos atrás até o início da agricultura há cerca de 8.000 a.C.

Como Viviam

Caça, pesca e coleta de frutos silvestres.

Eram nômades, habitavam moradias simples ou em cavernas.

Usavam utensílios de pedra, osso ou madeira: facas, raspadores, pontas de lanças e flechas, agulhas e arpões.

Foi nesse período que dominou o fogo

 

Atividades. P. 32

3. Observe a ilustração da página 31 sobre as técnicas de produção do fogo e responda.

a. Qual foi a importância do fogo para a alimentação humana? O fogo permitiu ao ser humano assar seus alimentos e, posteriormente, cozinhar. Embora os homens daquele período não soubessem disso, as altas temperaturas do fogo eliminam alguns micro-organismos nocivos a saúde.

b. Como o fogo contribuiu para proteger os seres humanos dos perigos da natureza?  O fogo servia para afugentar os animais, cozinhar alimentos, fabricar instrumentos e proteger do frio.

c. Qual é a importância do fogo para as sociedades atuais.  O fogo é extremamente importante para os homens. Nos países frios, ele é responsável pelo aquecimento interno das casas e, em todos os lugares é utilizado para a preparação dos alimentos. Ele é utilizado na industria, para a fabricação de inúmeros produtos, e nos transporte, no interior dos motores. Os usos do fogo em nossa sociedade são tão variados que não podem ser listados

 

5.  O historiador e diplomata brasileiro Alberto da Costa escreveu uma série de livros sobre a história d África. Leia atentamente o texto de sua autoria e responda.

“[...] Vivia [...] nas savanas, em pequenas comunidades, juntos aos lagos e aos rios, onde houvesse árvore que lhe dessem frutos, a cujo galhos [...[ pudesse subir e sob cujas sombras se acolhesse. Pois sentia necessidade de se resguardar do sol e da chuva, havendo [...], indícios de que possa ter construído uma espécie de abrigo ou para-vento, com ramos de árvore. Sabia possivelmente transmitir aos filhos a técnica de lascar a pedra. E talvez já tivesse desenvolvido um sistema rudimentar de sinais sonoros, a caminho da linguagem, quando saiu de cena [...]. há um milhão de anos.”

a.      A espécie descrita no texto pode se um australopiteco? Justifique.  Não, por várias razões. Primeiro, a espécie descrita no texto já produzia instrumentos de pedra e abrigos, habilidades que o autralopitecos desconheciam. Ele também não desenvolvera, pelo que acredita, nenhum sistema de linguagem. Além disso, desapareceram há mais de três milhões de anos.

b.      Para que, na sua opinião, os homens dessa espécie lascavam a pedra?  Usavam-na para esfolar um animal abatido, para extrair a cortiça de uma árvore, para limpar um galho e transformá-lo  em um bastão ou vara ...

c.      Que espécie é descrita no Texto? Quais são os indícios que levaram a essa conclusão. A espécie descrita no texto é a Homo habilis. Os indícios são: o hominídeo já era capaz de produzir instrumentos e abrigos, tinha desenvolvido um sistema de linguagem rudimentar e desapareceu há 1 milhão de anos.

8 comentários:

  1. por favor resposta do livro do 7 ano de historia pagina 69 hoje

    ResponderExcluir
  2. Olá! Seu blog é muito bom em conteúdo, mas o layout precisa se modernizar. Inclusive a formatação, as letras são muito pequenas. Vale a pena mudar!

    ResponderExcluir
  3. Olà! Seu blog e otimo gostei muito ajuda pra caramba mais as letras são muito pequenas se pudesse da proxima vez fazer letras maiores e tambem mais designer pro seu blog uma coisa mais chamativa pra conseguir mais seguidores e vc ajuda muito os 6 anos brigada viiu vc e muito legal de ajudar a nois brigada grata anonima

    ResponderExcluir
  4. olá! tudo bem queria que você pode botar conteudos de provas de historia do 6 ano ....

    ResponderExcluir
  5. Obrigado mais um vez professora! :)

    ResponderExcluir
  6. coloque as perguntas da pagina 33

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo seu blog, excelente em conteúdos. Me ajudou muito!
    Obrigado :-)

    ResponderExcluir
  8. ola , vc esta me ajudando MUITO a fazer os trabalhos de historia , queria tambem que voce colocasse conteudos de provas tambem , e dividir por bimestres cada atividade . muitissimo obrigado

    ResponderExcluir