domingo, 16 de março de 2014

Atividades. P. 86

Peste Negra e a Fome
·        Doença causada pela bactéria Yersinia pestis, que é transmitida ao ser humano por meio de pulgas que se contaminavam ao parasitar roedores que alojavam a referida bactéria.
·        Calcula-se que cerca de 25 milhões de pessoas foram mortas pelas doença.
·        Houve grande desabastecimento, tanto no campo quanto na cidades
 

Organizar o conhecimento
1.      Em seu caderno, defina os termos abaixo.
a.      Jacqueries:  revoltas populares que eclodiram na França e se dirigiram contra os senhores feudais.
b.     Corporações de ofício: nome dado às associações de artesãos durante a Idade Média.
c.      Universidades: Instituições dedicadas ao ensino criadas na Europa no século XII
d.      Arquitetura gótica: estilo arquitetônico da Baixa Idade Média que teve sua maior expressão nas catedrais.
e.      Peste negra: doença provocada por uma bactéria transmitida ao ser humano por meio de pulgas contaminadas que se alojam nos ratos. A doença vitimou, no século XIV, cerca de um terço da população européia.
f.       Escolástica: Corrente filosófica que procura conciliar a fé e a razão.

3.      Em seu caderno, monte uma ficha sobre a peste negra com os itens a seguir.
a.      Causa da doença: A Bactéria Yersinia pestis
b.      Como é transmitida ao homem: Poe meio da picada de pulgas contaminadas com a bactéria que se alojam em ratos.
c.      Origem da doença: China ou Ásia central.
d.      Como a doença entrou na Europa: por meio de rotas comerciais que ligavam o Oriente com o Ocidente ou por meio de navios vindos da Ásia que atracavam em Constantinopla.
e.      Como a doença afetou a demografia, a economia e a mentalidade dos europeus. Demograficamente: cerca de 20 a 25 milhões de pessoas morreram, o que representa um terço da população europeia do período.
Economia redução da mão de obra disponível, queda da atividade econômica e desabastecimento.
4.      A obra Decameron é uma coleção de cem novelas escritas por Giovanni Baccaccio entre 1348 e 1353. As histórias são vividas por dez jovem que se refugiam no campo durante a epdemia de peste negra. Leia a seguir um trecho da obra, observe a imagem e responda ás questões.
“Afirmo, portanto, que tínhamos atingido já o ano bem farto da encarnação do filhos filho de Deus de 1348, quando, na mui excelsa cidade de Florença, cujas belezas supera a de qualquer outra da Itália, sobreveio a mortífera pestilência. Por iniciativa dos corpos superiores ou em razão de nossas iniquidades, a peste atirado sobre os homens por justa cólera divina e para nossa exemplificação, tivera início nas regiões orientais, há alguns anos. Tal praga ceifara, naquelas plagas, uma enorme quantidade de pessoas vivas. Incansável, fora de um lugar para o outro; e estendera-se, de forma miserável, para o Ocidente. Os homens se evitavam {...} parentes se distanciavam, irmão era esquecido por irmão, muitas o marido pela mulher; ah, e o que é pior e difícil de acreditar, pais e mães houveram que abandonar os filhos a sua sorte, sem cuidar deles e visitá-los, como se fossem estranhos.”
BOCCACCIO, Giovanni, Decameron.
Livro projeto Araribá, 3ª Edição p. 86.


a.      Segundo o narrador, por qual motivo a peste atingiu a cidade de Florença?  Segundo o narrador a peste chegou a cidade de Florença por causa das iniquidades, ou seja, em razão dos pecados e dos aros maldosos cometidos pelos moradores daquele local.
b.      De acordo com a narrativa, como as pessoas passaram a se comportar diante da peste? As pessoas passaram a se evitar e deixaram de ser solidárias umas com as outras. Houve irmãos que abandonaram irmãos, maridos que abandonaram mulheres e até mesmo pais que abandonaram seus filhos com medo de contrair doença. Em uma época de hegemonia da igreja católica, Boccaccio ousou defender, por meio da sua obras, a necessidade de viver plenamente o tempo presente, pois a vida é fugaz. Suas obras revelam ainda uma visão realista do homem, nem naturalmente ruim, mas um ser que age pelas circunstâncias.
c.      Estabeleça relações entre a imagem acima e o texto de Boccaccio. A peste causou a morte de aproximadamente um terço da população europeia da época. Os esqueletos estão relacionados ao grande número de pessoas que morreram em consequência da peste. A doença, a morte e tudo o que se relaciona passaram a ser elementos muitos presentes nas manifestações artísticas do epríodo, refletindo o impacto causado pela grande mortalidade.
d.      A obra Decameron é considerada uma “aposta” na natureza humana e naquilo que a move, que seria o amor, o prazer, a dor e a busca da felicidade. Por isso, para fugir da epidemia, os personagens criados por Boccacccio  se refugiam no campo para celebar a vida, alternando jogos e danças com momentos de conversas e relatos históricos. Por que, nesse sentido, a obra do autor contraria o pensamento cristão medieval? Pense nisso e expresse sua opinião para os colegas. Ao mostrar a capacidade de o ser humano buscar a vida, representada na decisão dos personagens de se refugiarem no campo, o autor rompe com a demonização do prazer e do amor, marcante na moral cristã medieval. Os personagens agem movidos pelo desejo de viver com amor e felicidade, por isso, em vez de entregarem à ideia da morte e da salvação, eles escolhem o refúgio seguro, a vida terrena. Eles preferem traçar os eu próprio caminho em vez de se entregarem ás orações e ás súplicas a Deus. O autor, assim, dessacraliza a condição humana e eleva suas virtudes e capacidades acima da preocupação com o pecado e a salvação da alma.


17 comentários:

  1. se fosse possível a pag 87 obrigada

    ResponderExcluir
  2. ótimo continue assim meu parabéns....

    ResponderExcluir
  3. ������ Muito obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por mim ajudar

    ResponderExcluir
  5. obrigado me ajudou mais uma vez com um trabalho importantíssimo. abraço..!

    ResponderExcluir
  6. muito bom mas poderia acrescenta a questão 2

    ResponderExcluir
  7. Observe novamente as almas que foram enviadas para o inferno.Como elas foram representadas? O que a ausência de distinção entre as almas nos revela? O que as figuras que representam os demônios fazem com as almas? Por quê?

    ResponderExcluir