domingo, 9 de março de 2014

Vida Urbana e o mercado interno – 8º ano

·        As cidades se desenvolveram sem planejamento urbano.
Sociedade Mineira
·        Proprietários de lavras;
·        Contratadores: pessoas responsáveis pela extração de diamantes.
·        Altos funcionários do governo de minas: descendentes de famílias nobres portuguesas
·        Grandes comerciantes: gado e produtos manufaturados
·        Camada intermediária: profissionais liberais,  roceiros, alfaiates, sapateiros, artistas
·        Escravos
 
Um Problema p. 45.
 Alguns historiadores defendem que, na área mineradora, a sociedade tendeu a ser mais diversificada e as relações sociais menos rígidas. Outros afirmam que na sociedade mineira poucos conseguiam enriquecer.
Texto 1
A sociedade mineira, no século XVIII, jamais foi constituída apenas por senhores e escravos, pelo menos no sentido em que tais termos podem ser aplicados às grandes propriedades agrícolas das zonas litorâneas. Em Minas, o povoamento urbano através de cidades plantadas nas montanhas produziu um ambiente diferente [...]. a sociedade também não era tão patriarcal quanto a das outras regiões.”
MAXWELL, Kenneth.
Livro didático: Projeto Araribá p. 45
Texto 2
na sociedade mineradora [...], eram privilegiados os elementos que tivessem maior número de escravos. [...[ para estes, o luxo e a ostentação existiam de fato [...] como sinal distinto do status social, como instrumento de dominação necessário á consolidação e ma0untenção do mando. Acumulação de escravos e luxo aparecem, aqui, como características de uma sociedade escravista específica, própria ao sistema colonial, e indicam o seu caráter extremamente restrio. [...]”
SOUZA, Laura de Mello e.
Livro didático: Projeto Araribá p. 45
Questões
1.      Por que a sociedade mineira, de acordo com o texto 1, tornou-se mais diversificada do que a sociedade dos engenhos nordestino? De acordo com o Kenneth Maxwell, a sociedade mineradora tornou-se mais diversificada do que a dos engenhos nordestinos por que os espaços urbanos, onde a sociedade mineira se desenvolveu, teriam possibilitado uma maior sociabilidade e integração entre as camadas sociais. Além disso, a demanda por serviços diversificados crescia à medida que as cidades se tornaram mais complexas. As oportunidades oferecidas pelas cidades atraíam pessoas de várias regiões, tornando-se um centro de convergência de profissionais de várias áreas e habilidades.
2.      Por que, segundo o texto 2, a ostentação e o luxo são evidências de que as chances de enriquecimento eram pequenas na sociedade mineira? A sociedade das minas, apesar de ser mais diversificada do que a dos engenhos nordestinos, ainda escrava e poucos senhores. Para manter sob controle uma grande massa de escravos, o reduzido número de senhores detentores de cativos e posse tinha que reafirmar constantemente sua posição social por meio da ostentação e do luxo.
Atividades. P. 50
Organizar o conhecimento
1.      Observe a foto da página 44, que mostra o centro histórico de Ouro Preto, em Minas Gerais, e responda às questões.
 a.      Descreva a imagens e explique por que essa e outras cidades mineiras da época colonial apresentam um traço irregular. A foto mostra o centro histórico de Ouro Preto, em 2007. Nela podemos observar diversas casa e um igreja  (Igreja de Nossa Senhora do Carmo) construída sobre um terreno irregular, amontoadas  e sem qualquer organização. Muitas cidades mineiras possuem um traçado desordenando porque na época em que foram construídas, quando ainda eram povoados ou vilas, não houve planejamento urbano prévio que definisse ruas planas e retas conforme o padrão europeu de cidades planejadas. As vilas formavam-se próxima as minas de ouro e de diamantes, de acordo com as necessidade de ocupação,e  cresciam aceleradamente.

b.      Como eram as moradias das cidades mineiras na época da mineração?  As moradias das cidades  mineiras, eram  geral, muito simples, pequenas e pobres, com poucas janelas e portas. As famílias mais ricas, porém, habitavam casas maiores, geralmente os sobrados. Nas casas haviam quintais, pomares e hortas, onde os moradores cultivam alimentos para o consumo e criavam porcos e aves. A moradia do escravo negro, por sua vez, estava ligada ao trabalho que ele realizava. Podia ser em senzalas, ao lado da casa de seu senhor, ou em ranchos próximos ás áreas de mineração.
6. O quadro da página 45 apresenta informações sobre a sociedade de Minas gerais no século XVIII. Observe-a com atenção e, com base no que você estudou nesta unidade, responda às questões a seguir.
 
a.      Como estava dividida a sociedade mineira na época da mineração?  De acordo com a tabela, a sociedade mineira do século XVIII estava dividida basicamente em quatro grupos: o dos homens ricos, composto por proprietários de grandes lavras, contratadores, grande comerciantes e altos funcionários do governo, o das camadas intermediárias, formado por pequenos comerciantes, roceiros, faiscadores, e artesãos; os dos homens livres e pobres e o dos escravos.
b.      Que grupo social compunha a menor e a maior parte da sociedade mineira? O grupo dos homens ricos era muito reduzido, enquanto o dos escravos compunha a maior parte da sociedade mineira. Em 1742, por exemplo, Minas Gerais tinha uma população de um total de 174 mil pessoas.
c.      Qual grupo não foi contemplada nesse quadro? Existe alguma explicação para isso?  O grupo não contemplado na tabela foi o dos indígenas. A falta de estudos sobre a população indígena que viviam em Minas Gerais na época da mineração é um dos motivos que contribuíram para a falta de informações sobre esses povos. Sabe-se que muitos nativos foram utilizados como mão de obra nas lavras e nas atividades agrícolas e domésticas, e que resistiram ao cativeiro formando quilombos e até mesmo movendo ações contra seus administradores. Contudo, não existiam estimativas sobre a quantidade e a diversidade de povos indígenas existentes naquele período, até mesmo porque muitos haviam sido incorporados na sociedade mineira como mestiços e não como índios.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário