segunda-feira, 17 de março de 2014

Atividades – p. 74 – 8º ano

Organizar o conhecimento
1.      Responda às questões sobre a Revolução Inglesa do século XVII.
a.      Como ficou conhecida a primeira fase da revolução Inglesa? Revolução Puritana
b.      Que fatos motivaram o início da revolução? O autoritarismo do rei Carlos I e sua decisão de cobrar impostos navais sobre as cidades costeiras, impor as regras da Igreja Anglicana aos presbiterianos escoceses e invadir o Parlamento.
c.      Qual foi a principal medida econômica adotada pela República Puritana? Por que essa medida favorecia a burguesia inglesa?  A aprovação dos Atos de navegação. Ela favorecia a burguesia inglesa na medida que estabelecia que as mercadorias comercializadas com a Inglaterra só poderia só poderia ser transportado em navios britânicos e dos países produtores.
d.      Como se chamou a segunda fase das revoluções? O que a desencadeou?  Revolução Gloriosa. Foi desencadeada porque os reis  da dinastia Stuart, de volta ao poder, queriam restaurar o podr do catolicismo na Inglaterra.
e.      Por que o desfecho da revolução consagrou o poder da burguesia inglesa? A Revolução Gloriosa assinalou o início da monarquia constitucional na Inglaterra, em que o poder passou a ser exercido de fato pelo Parlamento, dominado pela nobreza capitalista e pelos burgueses. O novo governo estimulou o livre-comércio, a modernização dos portos e a construção de estradas e navios, medidas necessárias ao desenvolvimento do comércio marítimo britânico.

2.      Em seu caderno copie e preencha a ficha sobre a revolução industrial.
Revolução Industrial
Quando e onde começou
Por volta de 1770, na Inglaterra
Ramo da produção que primeiro se mecanizou
Produção têxtil
Inventos aplicados à produção industrial
Lançadeiras rolante, spining jenny, motor a vapor, tear mecânico, barco a vapor e locomotiva a vapor.
Resultado para a produção de mercadorias
A mecanização resultou em um aumento extraordinário da produção de mercadorias e na redução dos custos. A crescente aplicação das inovações tecnológicas à atividade industrial possibilitou reduzir o tempo necessário para a produção de mercadorias, o que barateou o processo produtivo e, consequentemente, elevou os lucros dos empresários.
Característica da sociedade surgida com a Revolução Industrial
Dividida entre burgueses e proletários

3.      Responda às questões.
a.       O que mudou na relação entre o poder político e o religioso com o Ato de Supremacia na Inglaterra? O Ato de Supremacia determinava que o poder religioso, mais especificamente o comando da igreja Anglicana, estivesse submetido ao poder político do monarca inglês. Portanto, o poder político não estava mais submetido ao poder religioso, ao contrário, o poder religioso passou a se submeter ao poder plítico.
b.     O desenvolvimento da economia inglesa foi influenciado por decisões políticas? Justifique. Sim. O reinado de Elizabeth I e o governo de Oliver Cromwell são exemplos da relação entre decisões políticas e expansão econômica. Elizabeth I incentivou o desenvolvimento do comércio marítimo, que resultou no enriquecimento principalmente dos comerciantes. Já o governo de Oliver Cromwell aprovou os Atos de Navegação, que determinava que mercadorias negociadas com a Inglaterra fossem transportadas apenas em navios ingleses ou dos países produtores.
c.      De que modo os cercamentos contribuíram para fornecer mão de obra para as nascentes fábricas inglesas: o aumento da produção de lã exigiu que novas e mais terras fossem destinadas a criação de ovelhas. Famílias inteiras de camponeses foram desapropriadas para ceder lugar a atividade que vinha crescendo. A cidade foi a alternativa que essas famílias encontraram para sair da miséria. As fábricas, que estavam necessitando de mão de obra farte e barata, rapidamente assimilaram os migrantes que vinham do campo.

d.     Que outras mudanças ocorridas nos campos contribuíram para a modernização da agricultura inglesa? A rotação trienal de cultivo, o confinamento do gado, e a aração profunda. A primeira inovação possibilitou o aumento da produtividade do solo e garantiu alimento para o gado o ano todo. O confinamento do gado resultou no aumento do preço dos animais, enquanto a aração profunda permitiu preparar melhor o solo para o cultivo.

48 comentários:

  1. Parabéns professora a sua página na intenete ajudou muito minha filha que estava desesperada por causa de um trabalho de história.Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado ajudou muito deus te abençõe .

    ResponderExcluir
  3. parabens professora a sua pagina na internet ajudou muito a minha filha que estava desesperada por causa de uma atividdade avaliativa de historia muito obrigado mesmo abracos

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pro sua página me ajudou e muito a finalizar o meu trabalho.
    Eu adoro Historia!! Bjs

    ResponderExcluir
  5. muito bom , adoorei me ajudou muito a conferir minha respostas ~ Valeuu CONTINUE ASSIM

    ResponderExcluir
  6. obg professora naoo tem a pagina 78 82 83 e 89 pra mim ajudar no trabalhoooo pf obg

    ResponderExcluir
  7. Ajudooou vaaleu ... :3

    ResponderExcluir
  8. aah me ajudou muiito, apesar de n ter nem o 4° e o 5°

    ResponderExcluir
  9. por favor me ajude preciso terminar um trabalho até sexta feira , só que a questão desta mesma pagina que eu preciso não tem que é a questão 5 !

    ResponderExcluir
  10. ufa tinha 30 minutos para teminar essa liçao anes de ir para escola consegui

    ResponderExcluir
  11. Obrigadaaaaaa !!!! me ajudou muito mesmo :)

    ResponderExcluir
  12. Me ajudou bastante muito obrigada

    ResponderExcluir
  13. muito obrigada me ajudou muito estava desesperada de como faria meu trabalho de recuperação ... Parabéns professora pelo seu trabalho...

    ResponderExcluir
  14. Nossa brigada professoro ajudou muito....:D

    ResponderExcluir
  15. adoreii seu blog me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  16. obrigada me ajudou muito

    ResponderExcluir
  17. me ajudou bastante , estou muito grata !! ����

    ResponderExcluir
  18. Parabens me ajudou muito beijos

    ResponderExcluir
  19. Adorei ! Ajudou no meu dever de casa rsrs :)

    ResponderExcluir
  20. prof. poste a 5ª questão da pagina 74.

    ResponderExcluir
  21. obg proffersosa rosa vc me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  22. Me ajudou muito com o trabalho, embora não haja os números 4 e 5, que eu também precisava. Mas está ótimo mesmo assim, obrigada!

    ResponderExcluir
  23. obrigada professora me ajudou bastante para conferir minhas respostas :)

    ResponderExcluir
  24. Vlw Professora...
    Ce È A Bichona Msm Em Doido

    ResponderExcluir
  25. Muito obrigada professora vooc me ajudou mto ����

    ResponderExcluir
  26. Obrigado, me ajudou muito :-)

    ResponderExcluir
  27. eu precisava só do 4 e 5 e não tem :/

    ResponderExcluir
  28. Me ajudou e muito

    Obrigado por ter criado esse link

    ResponderExcluir
  29. ameeeeiiii!!!
    eu estava desesperada porque não estava conseguindo achar as resposta no livro ai eu achei seu site q tem as respostas de todas as perguntas que eu precisava

    ResponderExcluir
  30. muito obrigado ! notei que a minha filha, não consegue arrancar informações de seu professor, peguei suas informações comparei com as minhas e estou ajudando a minha filha a fazer as interpretações de textos, para que ela faça as provas com convicção do que está escrevendo e não com decorações

    ResponderExcluir
  31. muito bom
    ajuda muito
    obg:)

    ResponderExcluir
  32. Parabens vc nao sabe o quanto me ajudou.vou volta sempre no site pork me ajudou bastante na liçao,obg!continui a sim vai longe

    ResponderExcluir
  33. MUUUITO OBRIGADA! Obrigada por tudo! Realmente ajudou muito! Principalmente pra mim, que não gosta de história.... Hahahahaha!! BRIGADUU

    ResponderExcluir
  34. Annyeong! Obrigada por tudo! Ajudou bastante! Principalmente pra mim que nao gosto de história...HAHAHAHA 농담! Muito obrigada!Saranghaey <3 !

    ResponderExcluir
  35. Sempre que preciso você me ajuda, sou muito grata, Parabéns pelo trabalho (sou do RS)

    ResponderExcluir
  36. Me ajudou muito.Obrigado pelo site.

    ResponderExcluir
  37. As respostas são muito gran de podia ser resumidas

    ResponderExcluir