segunda-feira, 17 de março de 2014

Questões p. 65 - 9º ano


1.      Escreva, no caderno, um texto explicando o que foi a Semana da Arte Moderna, quando e onde ela ocorreu, e quais os principais artistas envolvidos. A Semana da Arte Moderna foi um movimento cultural ocorrido em 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, que envolveu artistas plásticos, músicos e escritores. Os principais artistas envolvidos foram Anita Malfatti, Vicente do rego Monteiro, John Graz e Emiliano Di Cavalcante, o escultor Victor Brecheret, os escritores Mario de Andrade, Menotti Del Picchia e Graça Aranha e o compositor Heitor Villa-Lobos.
2.      Aponte duas propostas dos artistas que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922.  Os artistas que participaram da Semana da Arte Moderna propunham a ruptura das manifestações artísticas brasileiras com o tradicionalismo. Defendiam o uso de uma linguagem mais simples e a valorização de temas da cultura nacional.
3.      Analise uma das imagens desta seção, identificando nela os elementos que permitem relacioná-la ao Modernismo brasileiro. Na obra O atirador de arco, pintura de Vicente do Rego Magalhães, podemos observar a valorização de temas nacionais, como a cultura indígena, representada pelo arco e flecha, e a influência de vanguardas artísticas européias, como o cubismo, que possibilitou a criação de uma obra com muitas referências geométricas e sem preocupação de representar a realidade como ela seria de fato.

4.      Compare a tela A boba, de Anita Malfatti , com o quadro Les demoiselles d’Avifnon, de Pablo Picasso, na página 21. Que semelhanças há entre as obras? 

Ambas representam a estética modernista. Notamos nas duas obras a representação de humanos sem o realismo que caracterizava a arte acadêmica. No quadro de  Picasso, o rosto das mulheres dói inspirados nas máscaras africanas; as cores são vivas e contrastantes, diferentes de um mundo real. Na obra de Anita, a personagem tem o rosto deformado, e as cores, vivas e variadas, contrastam com a tradicional composição de um retrato. Reconhecemos nas formas elementos cubistas, características no quadro de Picasso, e a representação dos objetos no mesmo plano, sem a preocupação de retratá-los como seriam na realidade.

2 comentários: