domingo, 9 de março de 2014

Atividades p, 66 – 9º ano


A Industrialização e o Crescimento das Cidades

·        O descontentamento com o trabalho na lavoura, fez com que muitos imigrantes abandonarem as fazendas e ir para as cidades em busca de melhores condições de trabalhos.

·        Os cafeicultores investiam no desenvolvimento da infraestrutura de escoamento do café: portos, ferrovias, bancos e produção de energia eletríca

Setores que absorveu esta mão de obra recém chegada das fazendas:

·        Construção civil:  construção de novas industrias, estabelecimentos comerciais e  habitações operárias.

·        Setor portuário: estivadores

·        Industria de bens e consumo: vestuário, alimentação artigos de higiene pessoal ...

 
 Organização do Conhecimento

1.      Cite dois fatores que explicam o grande aumento populacional no Brasil no final do império e início da república. A entrada de imigrantes no país, vindos principalmente da Europa mediterrânea, e os investidores públicos e privados em infraestruturas, que  aumentaram  a oferta de emprego disponível e, consequentemente, de renda, elevando, assim, o nível populacional em algumas cidades brasileiras da primeira República.

2.      Explique quais os investimentos feitos em centros urbanos do Brasil no início do século XX e apresente uma consequência desse  processo. Empresários, estrangeiros, Estado e cafeicultores, em parceria, ajudaram a construir uma infraestrutura para o escoamento do café, com a criação de ferrovias, portos, bancos, estradas e fornecimento de energia elétrica. Além disso, muitos capitais foram investidos na construção civil e na industria, resultando em grande dinamismo das atividades econômicas nos centros urbanos do período. Em busca de emprego e melhores condições de vida e remuneração, muitos imigrantes deixavam o campo, onde trabalhavam sobretudo na lavoura cafeeira. Em conseqüência, observa-se que houve um grande aumento populacional nas cidades.

3.      Estabeleça semelhanças e diferenças entre os cortiços e as vilas operárias.

Tanto os cortiços como as vilas eram opções de moradias para os operários durante a Primeira República. Os cortiços eram habitações que ficavam na região central das cidades, onde muitas famílias viviam em condições precárias de higiene. Já as vilas operárias se situavam em regiões mais afastadas próximo ao seu local de serviço e para disseminar padrões considerados adequando de higiene e moralidade.

11 comentários: