domingo, 16 de março de 2014

Atividade P. 32 – 6º ano


4. Observe a imagem, leia o trecho bíblico e siga o roteiro de análise


“Jave Deus plantou um jardim Éden, [...[, e aí colocou o homem que havia modelado. [Ele] fez brotar do solo todas as espécies de árvores formosas de ver e boas de comer. [...] Então Javé Deus formou do solo todas as feras e todas as aves do céu. E as apresentou ao homem para ver com que nome ele as chamaria: cada ser vivo levaria o nome que o homem lhe desse. O homem deu então nome a todos os animais, ás aves do céu e a todas as feras.”
Gêneis, 2, 8-20. In Biblia sagrada
Livro Projeto Araribá, 3º Edição p. 32

a.      Na Bíblia, a visão para a origem da vida é evolucionista ou criacionista? Explique. Na Bíblia, todos os seres vivos foram criados por Deus, que lhes teria dado, também, as características físicas atuais. A visão bíblica é, portanto, criacionista
b.     Qual das duas explicações aparece no desenho da iluminura? Justifique. A explicação bíblica, pois o tema da iluminura é Adão, o homem criado por Deus segundo a bíblia nomeando os animais.
c.      Compare o texto e a iluminura com a ilustração do abertura desta unidade. Qual são as diferenças que se destacam?  A iluminura e o texto bíblico representam a visão criacionista da origem da vida. Nessa visão o ser humano e todos os seres vivos foram criados por Deus, com a forma e as características que têm hoje. A ilustração da abertura ao contrário, representa a perspectiva evolucionista. Pela teoria evolucionista, os primeiros seres vivos, surgiram há milhões de anos, trilharam um logo percurso evolutivo. Várias espécies desapareceram, outras se adaptaram e deram origem a novas espécies, em um processo de mutação constante, que continua nos nossos dias.


4 comentários:

  1. isse texto me ajudou muito com minha pesquisa da aula entao obrigada Professora Rosangela Leite.

    ResponderExcluir
  2. Este texto e estas respostas me ajudaram.Eu tirei todas as minhas dúvidas sobre este texto. As respostas me ajudaram também a estudar para a prova que eu tenho. Rosamgela Leite vc é uma ótima professora.
    Parabéns

    ResponderExcluir