domingo, 4 de maio de 2014

Atividades. P. 58 – 6º ano

1.      Em seu caderno, elabore questões que tenham como respostas as plavras da cruzadinha




A
S
A
M
B
A
Q
U
I








B
M
A
M
U
T
E





C
M
O
N
R
E
V
E
R
D
E







D
A
G
R
E
C
U
L
T
U
R
A


E
M
A
M
D
I
O
C
A











F
C
A
Ç
A











G
A
Q
U
E
C
I
M
E
N
T
O
a.      Como se chama a montanha que possui camadas de peixes,montanha de conchas e sepultamentos humanos?
b.      Que animal da megafauna americana, antepassado do elefante, foi extinto no final da última glaciação?
c.      Qual é o nome do sítio arqueológico chileno que possui um dos vestígio arqueológico mais antigos da América?
d.      Essa atividade se desenvolveu após a última glaciação e complementava a caça e a pesca na alimentação dos primeiros habitantes do Brasil. Que atividade era essa?
e.      Que planta foi domesticada pelos indígenas brasileiros?
f.       Qual foi a primeira atividade de subsistência dos primeiros americanos?
g.      Que fenômeno climático levou a extinção da megafauna americana?
2.      Há cerca de 10 mil anos, alterações climáticas afetaram a vida no planeta.
a.      Quais foram as principais mudanças ocorridas no clima nesse período? Houve uma elevação da temperatura na Terra, provocando o derretimento das geleiras. O clima tornou-se mais quete.
b.     Cite as modificações ocorridas na vegetação. As áreas de florestas foram ampliadas devido ao aumento do volume de chuvas, diminuindo a extensão de outros tipos de vegetação, como as savanas
c.      Os animais também sofreram com essas alterações climáticas. Explique. Sim. Com a diminuição das áreas de savanas, os grandes animais, pelo menos na América do Sul, perderam seus antigos habitats e muitos se extinguiram. Na África, esses animais se deslocaram para outras savanas.
d.     Como os grupos humanos se adaptaram às mudanças climáticas? A extinção dos grandes animais alterou em dois sentidos a vida das comunidades primitivas. De um lado, tiveram que caçar animais menores, criando armadilhas adequadas a esse tipo de presa. De outro lado, é possível que tenham solucionado o problema explorando alimentos marinhos ou cultivando a terra.
3.      Em seu caderno, escreva um parágrafo utilizando as expressões a seguir.
Batata – sedentarismo – milho – crescimento populacional – avanços técnicos – agricultura – mandioca – América do Norte – América do Sul – 9 mil anos trás.

Há 9 mil anos atrás, teve início a prática da agricultura na América. Ela permitiu aos seres humanos adotarem o sedentarismo , isto é, permanência em um mesmo território sem a necessidade de se deslocar para outras regiões em busca de alimentos. A agricultura também possibilitou grande crescimento populacional e avanços técnicos em várias áreas, com a têxtil. As plantas domesticadas na América do Norte foram o milho e o feijão. Na Américo do sul a mandioca.

14 comentários: