domingo, 4 de maio de 2014

Atividades. P. 100 – 8º ano

Organizar o Conhecimento
1.      Em seu caderno defina os termos a seguir.
a.      Leis toleráveis: conjunto de medidas tomadas pelo governo inglês que visava maior controle sobre as suas colônias norte-americanas.
b.      Tratado de Paris: Tratado no qual, entre outras coisa, a Inglaterra reconheceu a Independência dos Estados Unidos.
c.      Lei do Açúcar: Lei que impunha aos colonos a cobrança de tarifas alfandegárias sobre vários produtos.
d.      Lei do Chá: decreta o monopólio da Companhia das Índias Orientais sobre o comércio do chá.
e.      Declaração de Independência: Documento de inspiração iluminista que declarou a independência dos estados Unidos em relação a Inglaterra.
f.       Liberalismo econômico: doutrina baseada na obra de Adan Smith, para a qual a economia se autorregula de acordo com a lei da oferta e da procura (ao contrário do que havia no mercantilismo, com o forte intervencionismo estatal na economia.
g.      Despotismo esclarecidos: prática de alguns governantes, a partir da segunda metade do século XVIII, na qual procuraram modernizar seus Estados de acordo com as correntes de pensamento liberais e ilustrados que surgiram. O objetivo era promover reformas que tornassem a administração do reino mais eficiente, e ao mesmo tempo, preservassem a ordem social e o absolutismo monárquico.
2. Em seu caderno, copie e complete o quadro a seguir sobre o iluminismo.
Iluminismo
Outro nome que recebeu
Ilustração
País que foi o centro do movimento
França
Principais pensadores
Voltaire, Diderot, D’Alembert, Montesquieu, Rousseau, Smith e Ricardo
Críticas que fazia
Criticavam o misticismo e o Antigo Regime, ou seja, a influência política e cultural da Igreja, os privilégios da nobreza, a servidão no campo, os monopólios comerciais e a censura às ideias “perigosas”
Idéias que defendia
Defendiam as liberdades individuais e o predomínio da razão na aquisição do conhecimento.
Veículo de divulgação das ideias
Livros, Jornais e panfletos

4. As frase a seguir foram ditas por dois grandes pensadores iluministas: Voltaire e Rousseau, respectivamente. Leia-as e responda às questões.
“Não concordo com nenhuma das palavras que você diz, mas defenderei ater a morte o direito de você dizê-las” Voltaire.
“Renunciar à liberdade é renunciar à qualidade de Homem, aos direitos da humanidade e até aos próprios deveres.” Rousseau.
a.      Qual é o principio iluminista defendido por Voltaire? O princípio da liberdade de expressão, que consiste em respeitar o direito de outra pessoa emitirem opiniões, sejam elas iguais ou diferentes das nossas.
b.      Segundo Rousseau, no que consiste a natureza humana? A natureza humana consiste no exercício da liberdade.

c.      O que os dois textos têm em comum? Ambos proclamam o princípio da liberdade, que é visto pelos iluministas como condição para a preservação da nossa humanidade.

16 comentários: