domingo, 4 de maio de 2014

Atividades p. 112 8º ano

Organizar o conhecimento
1.      Durante a Convenção Nacional , a França estava dividida em diferentes grupos políticos. Sobre esse assunto, responda
a.      Estabeleça diferenças entre a oposição política dos jacobinos e a dos girondinos.
Os jacobinos eram, basicamente, representantes da pequena burguesia e da classe média parisiense. Eles defendiam mudanças radicais apoiadas nos ideais iluministas. Durante a Revolução Francesa, os jacobinos dominaram a Convenção Nacional e instituíram diversas medidas violentas para conter os contrarrevolucionários monarquistas, os girondinos e os moderados em geral. Também aprovaram o sufrágio universal masculino, o confisco de terra da nobreza emigrada e distribuição delas entre os camponeses franceses, o congelamento dos preços e a abolição da escravidão nas colônias francesas. Os girondinos, por sua vez, eram representantes da grande burguesia. Eles preocupavam-se em garantir a manutenção das conquistas e dos interesses da burguesia até então atuaram no governo do Diretório promovendo perseguições , prisões e execução de jacobinos. Também implantaram uma série de medidas, como a liberação dos preços, a elaboração de uma nova Constituição para a França e o restabelecimento do voto censitário. Além disso, para tentar conter as ameaças de levantes sociais e recuperar a estabilidade econômica do país, os girondinos apoiaram um golpe para que Napoleão Bonaparte assumisse o cargo de primeiro Côsul.
b.      Por que a planície, também chamada de pântano, recebeu esse nome?  A planície ou pântano recebeu esse nome porque era um grupo que tendia a oposição política vacilante ou movediças. Apesar disso, eles opunham-se ao setor mais radical.
c.      Quem eram os Cordiliers? A que grupos sociais eles estavam ligados? Os Cordiliers eram republicanos que defendiam mudanças m,ais profundas  na sociedade, como a reforma agrária e o fim da propriedade privada. Eles estavam ligados aos sans-culottes.

2. Em seu caderno, redija um texto utilizado as palavras a seguir.
ESTADOS GERAIS – REFORMA FISCAL – ASSEMBLEIA NACIONAL PERMANENTE – PRIMEIRO ESTADO – DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM  E DO CIDADÃO – CLERO – TERCEIRO ESTADO – NOBREZA – ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE – SEGUNDO ESTADO – LUÍS XIV

Em 1788, o rei XVI convocou os estados Gerais. O objetivo era aprovar uma proposta de reforma fiscal que combatesse a crise econômica que assolava a França. A ideia não era bem-vista pelos representantes do primeiro  e do segundo estados, que temiam o fim de seus privilégios. Descontentes com o sistema de votos propostos na assembléia, membros dos terceiro estado retiraram-se dos Estados Gerais e prov]clamaram a formação de uma Assembleia Constituinte Permanente. Pressionados pelas reivindicações do terceiro estado, o rei reconheceu a assembléia e obrigou o clero e a nobreza a reunirem-se com o terceiro estado. Em julho de 1789, os Estados Gerais forma transformados em Assembleia Nacional constituinte. Além de elaborar uma Constitituinte aboliu o dízimo eclesiástico e as obrigações feudais que pesavam sobre os camponeses e aprovou a declaração de Direitos do Home e do cidadão.

7 comentários: