domingo, 4 de maio de 2014

Atividades p. 116 6º ano

1.      Copie o quadro a seguir em seu caderno e complete dom informações sobre a doutrina católica e a doutrina  luterana.
Tema
Doutrina Católica
Doutrina Luterana
Salvação
Pelas obras e pela fé
Somente pela fé.
Sacramentos
Batismo, confirmação ou crisma, eucaristia penitência ou confissão, ordem sacerdotal, casamento e unção dos enfermos
Batismo e eucaristia
Verdade
A tradição e a Bíblia
Somente a bíblia
Autoridade do papa
Aceitava.
Não aceitava.

2.      As expressões abaixo, com exceção de uma, estão ligadas por um tema comum. Identifique a expressão que não se encaixa no grupo e, em seu caderno, escreva um pequeno texto articulando essas expressões.
Predestinação absoluta – a riqueza é sinal de graça divina – puritanos – João Calvino – as boas obras salvam o homem – presbiterianos.
Tema Unificador: Calvinismo
Expressão que não se encaixa: as boas obras salvam o homem.
Texto
O calvinismo foi uma doutrina criado por João Calvino. O ponto central e mais polêmico da sua doutrina é a ideia da predestinação absoluta. Deus, desde o principio de tudo, teria escolhido as pessoas agraciadas com a salvação. Assim, de nada adiantariam as boas obras, pois elas não teriam a força para modificar os desígnios de Deus. Um dos sinais da graça divina seria a riqueza ou o sucesso no trabalho. Na Inglaterra os calvinistas ficaram conhecidos como puritanos e na Escócia como presbiterianos.
3.      Responda às questões sobre o anglicanismo
a.      Que razão levou á reforma religiosa na Inglaterra? A recusa do papa de anular o casamento de Henrique VIII e Catarina de Aragão e a interdição de Igreja Católica ao casamento do rei com a dama da corte Ana Bolena.
b.     Quais forma as medidas tomadas por Henrique VIII como chefe da Igreja da Inglaterra? Como chefe da igreja da Inglaterra, o rei Henrique VIII oficializou a separação da Inglaterra da Igreja Católica, ordenou o confisco de bens e terras que pertenciam a Roma e decretou que os impostos religiosos fossem pagos ao estado e não mais à igreja católica.

c.      Cite uma conseguência da reforma religiosa para a economia da Inglaterra. O confisco de bens do clero católico e a obrigação do pagamento de impostos religiosos ao Estado inglês proporcionou a obtenção de recursos que puderam ser aplicados na própria Inglaterra.

10 comentários: