domingo, 26 de maio de 2013

Questões p. 126-9º ano PI





1.       Por que a vitória soviética em Stalingrado foi decisiva para o recuo nazista? A vitória soviética foi a primeira grande derrota nazista, impediu o acesso dos alemães à região do Cáucaso, rica em petróleo, e obrigou os nazistas a realocarem os recursos bélicos para a frente oriental, o que fragilizou a atuação alemã na Europa ocidental.
2.       Observe atentamente As fotos acima para responder às questões.
a.       Como a análise dessas fotografias auxilia a compreender a Segunda Guerra Mundial? Elas são registros diferenciados dos acontecimentos. A análise das fotos, combinada ao estudo do pôsteres de propaganda, vídeo, documentos oficiais, relatos orais etc. nos permite conhecer os equipamentos bélicos utilizados no conflito, os uniformes, as condições do local onde se travaram as batalhas, e comparar esses dados com  os de outros conflitos, no passado e no presente.
b.      Como as condições climáticas da União Soviética (foto 1 e 2) interferiram no resultado da Batalha de Stalingrado? Chama a atenção o rigorosso inverno russo, que dificultava as condições de batalhas para os dois lados. A falta de abrigo os deixava expostos ao fogo inimigo,e muitas vezes ao atraso no suprimento de provisões matava os combatentes de frio ou fome.

3.       O primeiro bombardeio a Stalingrado costuma-se ser comparado ao ataque da Luftwafe a Guernica, a aldeia basca da Espanha, durante a Guerra civil Espanhola. Mas na cidade russa o efeito Civil Espanhola. Mas a cidade russa o efeito foi muito mais devastador.
Imagine que você era uma morador de Stalingrado na época da guerra e crie uma história imaginando como teria sido sua vida durante a longa batalha. Sequise, você pode incluir outros personagens à sua história.

2 comentários: