domingo, 26 de maio de 2013

Atividade 245-PAA- PI



Atividades

Organize o conhecimento
1.      Complete, no caderno, uma ficha sobre a lei da Terra de 1850.
a.      Ano em que foi aprovada: 1850
b.      Governo que a estabeleceu: D. Pedro II
c.       Objetivos: Regularizar a posse da terra e garantir mão-se-obra nas fazendas
d.      O que a lei estabelecia: Proibia a aquisição de terras públicas por qualquer maio que não fosse a compra e determinava que o imigrante recém-chegado só poderia adquirir a terra depois de três anos de permanência no Brasil

2.      Copie o quadro no caderno e complete-o

 
Argumentos a favor
Argumentos
contrários
Lei de Terras
A aquisição de terras, por favorecimento do rei ou por ocupação, não tinha garantias legais
Ao estabelecer o critério exclusivo da compra, a lei dificultava o acesso da população pobre à propriedade rural.
Política Agrícola protecionista
A produção dos agricultores nacionais é protegida contra a concorrência internacional.
A proteção do Estado cria umma situação de dependência e desestimula os agricultores a melhorar a qualidade da produção e a sua competitividade no mercado internacional.
Diminuição das restrições às importações agrícolas
A produção alimentar pode circular com mais facilidade no mercado mundial, barateando os preços e evitando crises de fome.
Com o fim do protecionismo, os produtores nacionais ficam mais vulneráveis às oscilações do mercado mundial e á ofensiva dos grandes grupos internacionais.

Analise e compare
3.      Complete a ficha das fontes

 
Fonte 1
Fonte 2
Autor
Vivi Zanatta
Emília Viotti da Costa
Ano
2007
1985
Tipo de fonte
Fotografia
Obra historiográfica
Conteúdo
Colheita mecanizada
A lei do Homestead Act.

4.      Responda às questões sobre a fonte 1
a.       Descreva o tipo de agricultura registrado no foto da fonte 1. A agricultura, caracterizada pelo auto grau de mecanização e uso intensivo do solo com vistas a um rendimento maior da lavoura por área produzida.
b.      A produção é orientada para a subsistência ou paro o mercado? Justifique. Para o mercado, já que os lucros obtidos nas vendas, principalmente para o mercado externo, recuperam os altos valores investidos na manutenção e na colheita das plantações.

5.      Responda às questões sobre a fonte 2.
a.       Qual a comparação feita no texto? A autora compara a Lei de Terra no Brasil com a Lei de Terras nos Estados Unidos, demonstrando que a primeira dificultava o acesso à terra, ao passo que a segunda estabelecia mecanismos de doação da propriedade rural.
b.      O Homestead Act, nos Estados Unidos, concretizou as intenções de fortalecer a pequena propriedade no país? Justifique. Não. Segundo a autora, embora o Homestead Act estivesse fundamentado na ideologia da pequena propriedade, ele não foi capaz de neutralizar as pressões do capitalismo no campo. Os pequenos produtores, para terem êxito em suas novas propriedades, precisavam gastar com equipamentos e transporte dos produtos, o que os desestimulava a permanecer na terra. Muitos então se tornaram arredatários nas terras dos grandes especuladores.
c.       Que semelhança há entre a situação do pequeno proprietário, descrita nessa fonte, e a do pequeno proprietário no Brasil atual? A falta de recursos para comprar equipamentos, garantir o escoamento dos produtos, adquirir sementes mais selecionadas e produtos químicos é uma dificuldade enfrentada pelos pequenos produtores tanto nos Estados Unidos do século XIX quanto no Brasil de hoje.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário