domingo, 26 de maio de 2013

Um problema- 101- 8º ano


1.      Responda ás questões sobre o texto.
a.       Qual era o conteúdo do documento redigido pelos colonos ingleses no Primeiro Congresso Continental? O documento protestava contra determinadas medidas inglesas que impediam o livre funcionamento da economia das trezes colônias. Ao mesmo tempo, ao prestar lealdade ao rei inglês, preservava a condição colonial dos territórios norte-americanos.
b.      O documento colocava em questão os laços coloniais entre a Inglaterra e as trezes colônias? Justifique sua resposta. Não. Ao prestar lealdade ao rei inglês, o documento preservava a condição colonial  dos territórios norte-americanos.
c.       Por que o documento é considerado conservador? Você concorda com essa visão? O documento é considerado conservador pelo autor por não questionar a condição colonial dos territórios norte-americanos. Contudo, as medidas inglesas foram questionadas, ou seja, os colonos ousaram questionar o mercantilismo do governo britânico. Nesse sentido, o documento pode ser considerado progressista.

2.      Responda às questões sobre a pintura.
a.       Que acontecimento e personagens foram representados? Há algum ele mento que  os identifica? Qual? A pintura representa o movimento de independência dos estados Unidos. Os personagens representados são colonos das trezes colônias. E a bandeira dos Estados Unidos, carregada e tremulando mais ao fundo da pintura, identifica os personagens.
b.      Como é a atitude dos personagens representados na pintura? A atitude deles é determinação e autoconfiança. Todos os personagens marcham no mesmo sentido e nada os impede de continuar marchando.

3.      A pintura O espírito de 1776 transmite o mesmo conteúdo do documento redigido pelos colonos? Justifique sua resposta. Não. O documento tinha como objetivo protestar contra algumas medidas inglesas, mas não pretendia romper com a Inglaterra, já a pintura O Espírito de 1776 representa os colonos armados marchando e prontos para lutar pela independência dos Estados Unidos. A postura dos personagens não indica moderação ou conservadorismo, mas a realização de um movimento intenso, algo próximo da revolução. De forma contrária, o documento de 1774 nega qualquer protesto armado na petição encaminhada ao rei.

Um comentário: