quinta-feira, 16 de maio de 2013

Atividades – 56-6º ano


1.      2. Faça uma lista de vestígios encontrados nos sítios arqueológicos de Clóvis e Monte Verde que poderiam indicar a alimentação dos primeiros americanos? Clóvis: ossos humanos e de bisões. Monte Verde: ossos de animais e vestígios de plantas comestíveis como batatas selvagens, nozes e cogumelos.
2.      Responda às questões sobre as alterações climáticas acorridas cerca de 10 mil anos atrás.
a.       Quais as principais mudanças ocorridas no clima nesse período? Houve uma elevação da temperatura na terra, provocando o derretimento das geleiras. O clima tornou-se mais quente e úmido.
b.      Quais foram as modificações ocorridas na vegetação? As áreas de florestas foram ampliadas devido ao aumento do volume de chuvas diminuindo a extensão de outros tipos de vegetação, como as savans.
c.       Os animais também sofreram com essas alterações? Explique. Sim. Com a diminuição das áreas de savanas, os grandes animais, pelo menos na América do Sul, perderam seus antigos hábitats e se extinguiram. Na África, esses animais se deslocaram para outras savanas.
d.      Como os grupos se adaptaram às mudanças climáticas? A extinção dos grandes animais alterou em dois sentidos a vida das comunidades primitivas. De um lado, tiveram que caçar animais menores, criando armadinhas adequadas a esse tipo de presa. De outro lado, é possível que tenham solucionado o problema explorando alimentos marinhos e cultivando a terra.

Aplicar
3.      No sítio arqueológico de Clóvis foram encontrados ossos de bisões próximo de restos de fogueiras, pontas de flechas e lanças de pedra lascada. Hoje, 10 mil anos depois, as manadas de bisões estão praticamente extintas. Responda às questões.
a.      Como se explica que muitos ossos de bisões tenham sido encontrados próximos de fogueiras e pontas de flechas e de lanças? Isso se explica porque os povos primitivos do sítio de Clóvis provavelmente utilizavam lanças e flechas como armas de caça de bisões. Pode-se concluir também que os indígenas norte-americanos, descendentes dos primitivos habitantes da região também caçavam bisões.
b.      Que recursos o bisão oferecia para os habitantes daquela região? Carne para alimentação; couro e peles para a proteção contra o sol, a chuva, os ventos e o frio; chifres para produzir utensílios.
c.       É mais provável que os habitantes da região fossem nômades ou sedentários? Justifique. Nômades, pois os vestígios indicam que os povos se dedicavam à caça, uma atividade que exige deslocamento noterritório

9 comentários:

  1. Olá sou professora também e gostaria que me envia-se as respostas dessa atividade aqui http://rosangelal.blogspot.com.br/2010/06/trabalho-de-historia-6-anos.html , por quero ver mais ou menos se conferem com as minhas ! faz uma postagem aqui mesmo
    ok , agradeço , se precisar de alguma coisa só pedir bjss

    ResponderExcluir
  2. vç e professora de que escola

    ResponderExcluir
  3. adooreei !!! sqn ta faltando o resto !? #sóacho

    ResponderExcluir
  4. vlw !!! me ajudo bastantate mas olhei no livro e ta falatando parte (;

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, estava precisando disso

    ResponderExcluir
  6. me ajudou muito num trabalhoo adorei

    ResponderExcluir
  7. Nossa como sempre me ajudou muito.

    ResponderExcluir