domingo, 19 de maio de 2013

Abolição do Tráfico negreiro-PAA - PI

Abolição do Tráfico negreiro
A permanência da mão-de-obra escrava
Entre os século XVI e XIX entrou cerca de 5 milhões de escravos no Brasil.
A lavoura cafeeira impulsionou o tráfico de escravos
As pressões inglesas pelo fim do tráfico
1833 parlamento britânico aboliu a escravidão em suas colônias
Revolução industrial inglesa impulsionou a abolição visando aumento das vendas
A venda de negros na África afeta as atividades econômica da Inglaterra na região.
Açúcar das Antilhas tornou mais caro que o brasileiro que era produzido por escravos
A lei Eusébio de Queiroz
1831 Brasil e Inglaterra assinam um acordo de fim do tráfico que não e cumprido.
1845: o parlamento inglês aprova o Ato Bill Aberdeen: autoriza a marinha inglesa a tratar os navios negreiros como piratas.
1850: Lei Eusébio de Queiroz: proibia definitivamente o tráfico de escravos para o Brasil.
O fim do tráfico e seus efeitos
Os cafeicultores recorreram ao tráfico interno para conseguir escravos
O capital que era aplicado no tráfico de escravos foi direcionado para a industria.
 

Questões p. 236

1.      Qual a divergência apresentada nesse texto? Extraia uma passagem que sintetiza o debate exposto pelo autor. A divergência exposta no texto refere-se aos dados da entrada de escravos no Brasil durante o período de vigência do tráfico internacional. O trecho que sintetiza a divergência é “o número exato de escravos introduzidos no Brasil durante um período de três séculos jamais será conhecido.
2.      Os testamentos de senhores de engenho podem ser utilizados como fontes para esse tipo de pesquisa? Explique sim. Os escravos eram meercadorias que pertenciam aos seus proprietários. Frequentemente, próximos da morte, os donos de escravos relatavam os bens que possuíam em seu poder, incluindo os escravos. Entretanto, os testamentos não podem ser utilizados isoladamente. As informações obtidas por meios dos testamentos devem ser confrontadas com as informações obtidas de outras fontes. Muitos escravos podiam já ter morrido por ocasião do testamento, e havia donos de escravos que não faziam testamento.
3.      Qual é a importância de estudar a quantidade de escravos africanos introduzidos no Brasil?  Resposta pessoal. Vale lembrar que o valor desses estudos aparece quando são relacionados ou comparados com outros temas e campos de pesquisa. Exemplo: comparar a quantidade de escravos introduzidas no Brasil e nos EUA, estabelecendo possíveis relações com as formas de incoporá-los ao trabalho cativo em cada lugar, ou mesmo quando se pretende estudar a evolução do tráfico negreiros no Brasil e sua crescente importância para a economia do Centro-Sul do país.

Um comentário: