quinta-feira, 15 de agosto de 2024

6º anos - E.E. Armando Santos - p. 140

 1. Copie o quadro a seguir em seu caderno e elabore uma pergunta para cada resposta dada.

Perguntas

Respostas

Como se chamavam as divisões ou províncias do Império Persa?

Satrapias

Como era denominada a moeda criada pelo Imperador Dario I?

Dárico.

Qual era o nome da religião seguida pelos persas?

Zoroastrismo.

2. Descreva um princípio do zoroastrismo. Como é possível relacionar o zoroastrismo às religiões monoteístas da atualidade, como o judaísmo, o cristianismo e o islamismo?

A crença em duas divindades opostas, com a ideia do bem e a ideia do mal. Essa crença aproxima o zoroastrismo das religiões monoteístas da atualidade, como o judaísmo, o cristianismo e o islamismo, em que a concepção da disputa entre o bem e o mal também está presente.
Relação com as Religiões Monoteístas
Monoteísmo: Assim como no zoroastrismo, essas religiões acreditam em um Deus supremo. No zoroastrismo, esse Deus é Ahura Mazda, enquanto no judaísmo, cristianismo e islamismo, Deus é conhecido respectivamente como Yahweh, Deus e Alá.
Conceito de Bem e Mal: A dualidade entre o bem e o mal, e a luta final entre as forças de ambos, é um tema comum. No zoroastrismo, a luta entre Ahura Mazda e Angra Mainyu pode ser vista como precursora das batalhas cósmicas entre Deus e Satanás no cristianismo e no islamismo.

3. Leia o texto a seguir e analise a foto:
[...] 
Uma das reformas de maior impacto promovidas por Dario foi a padronização da moeda. Durante séculos, quase todas as transações comerciais haviam sido feitas sob a forma de troca. Os trabalhadores eram em geral pagos em espécie – carne, cevada, vinho ou azeite. Quando se usava ouro ou prata, cada barra ou pepita precisava ser pesada em uma balança e ter sua pureza avaliada. [...] A contribuição de Dario foi determinar que apenas o seu tesouro poderia cunhar moedas de ouro, e impor um valor padronizado para cada moeda. [...]
WOODHEAD, Henry (dir.). A elevação do espírito: 600-400 a.C. Tradução:
 Cláudio Marcondes. Rio de Janeiro: Abril Livros, 1995. p. 29, 31. (Coleção História em Revista)

Agora, responda às questões. 
a ) De acordo com o texto, como era realizado o comércio na região persa antes da criação do dárico? 
O comércio era realizado por meio de trocas de produtos, como cevada, vinho e azeite. 
b) Descreva a figura central presente na moeda. Quem ela representa? 
A figura central da moeda é Dario I, representado portando arco e flecha e com uma coroa na cabeça.
c ) De acordo com o texto e com o que você estudou no capítulo, explique a contribuição de Dario I para melhorar o sistema comercial da época. 
Dario I contribuiu com a padronização das moedas, que passaram a ter sempre o mesmo peso (aproximadamente 8,4 gramas), o que tornava o processo mais prático, sem a necessidade de pesar os metais a cada troca comercial.






Nenhum comentário:

Postar um comentário