terça-feira, 20 de agosto de 2024

7º anos - E.E. Armando Santos - p. 138

 1. Como é possível perceber a diversidade de povos indígenas que viviam, na época da chegada dos portugueses, no território que hoje forma o Brasil? Dê exemplos de aspectos da vida desses povos em que essas diferenças se manifestavam. A diversidade dos povos indígenas que viviam no território que viria a se chamar Brasil pode ser percebida por meio da observação das diferenças no modo de organização social e de vida, nas expressões culturais, nas crença.

2. Analise as ilustrações das páginas relacionadas ao tópico Os indígenas e a divisão do trabalho. Que aspecto do modo de vida dos Bororo mais chamou sua atenção? Por quê?  Resposta pessoal. 

3. Os povos indígenas expressam sua cultura por meio da música, do canto, da pintura corporal e também pelo modo de produzir seus artefatos e de construir suas habitações. Uma dessas expressões é a arte plumária, que se caracteriza pela utilização de penas de aves para produzir artefatos religiosos de uso cotidiano e adornos. Os enfeites corporais feitos de pena são muito usados em festas e cerimônias. 

Analise a imagem a seguir


a ) Descreva a foto anterior. Você consegue identificar o que as pessoas retratadas estão fazendo? 

 Os adornos corporais retratados na imagem são feitos com tintas, linhas coloridas e penas de aves. Estas últimas fazem parte da forma de expressão indígena conhecida como arte plumária. Com essas penas, os indígenas produzem adornos, como brincos, braçadeiras e cocares, e os utilizam normalmente em festas e cerimônias.

b) Como são os adornos corporais usados pelas pessoas dessa comunidade?  A foto mostra indígenas Kuikuro participando do quarup, festa ritual em homenagem aos antepassados. Eles utilizam diversos adornos corporais, como cocares feitos com penas de aves e colares; além disso, estão manuseando alguns instrumentos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário