quinta-feira, 15 de agosto de 2024

7º anos - E.E. Armando Santos - p. 38-39

 O consumo e a obsolescência programada

Nos dias atuais, a busca por novos caminhos e maneiras de realizar o comércio entre as diferentes partes do mundo continua.

Desde a invenção das primeiras máquinas industriais, entre os séculos XVIII e XIX, a fabricação de bens de consumo aumentou consideravelmente, criando a necessidade de um mercado consumidor cada vez maior.

Graças ao desenvolvimento dos meios de comunicação em massa e da publicidade, atualmente se produz e se comercializa uma grande quantidade de produtos e serviços dos mais diversos tipos, sejam eles de primeira necessidade, sejam supérfluos. Confira a seguir algumas características do ciclo de produção de eletrônicos.

Obsolescência programada
Um dos fenômenos dessa lógica de consumo é chamado de obsolescência programada (ou obsolescência planejada).

Ela consiste na obsolescência já estabelecida durante a fabricação do produto. Isso significa que um produto que poderia ser feito para durar dez anos é fabricado para ter uma vida útil de apenas dois anos, por exemplo. Assim, ao fim de dois anos, o consumidor é “obrigado” a adquirir um novo produto. Isso acontece principalmente em produtos eletrônicos, como celulares e computadores. Assim, as indústrias continuam ampliando sua produção e seus lucros.

Tipos de obsolescência programada

Obsolescência de função: ocorre quando um produto se torna ultrapassado e é superado por outro, que aparentemente funciona melhor. 
Obsolescência de qualidade: quando um produto se desgasta ou quebra em determinado período não muito longo.
 • Obsolescência de desejabilidade: quando um produto ainda está em perfeito funcionamento, mas seu estilo, aparência ou design parecem ultrapassados para o consumidor, que passa a se desinteressar pelo produto que possui e busca adquirir um novo, mais moderno e atual.

Agora, responda às questões a seguir:
1. Você já substituiu algum produto que ainda tinha um bom funcionamento? Que produto foi esse? O que levou à substituição? O que você fez com o “antigo”?  
Pessoal
2. Em sua opinião, os produtos que você usa cotidianamente têm uma vida útil satisfatória? O que você poderia fazer para prolongar o tempo de uso desses produtos?
Pessoal
3. O que cada um pode fazer para reduzir a quantidade de lixo eletrônico? Faça uma pesquisa em sites e escolha um produto (celulares, lâmpadas, aparelhos de TV, componentes de computador, impressoras etc.). Depois, apresente aos colegas o modo adequado de descartar esse produto e, juntos, reflitam se cotidianamente vocês contribuem ou não para a redução de resíduos e o que podem fazer para melhorar suas atitudes.
Pessoal

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