domingo, 31 de agosto de 2014

Compreender um texto p. 166-167 – 9º ano

Atividades
Localize a informação
1.      Responda às questões.
a.      O que era o Cine Jornal Brasileiro? O Cine Jornal Brasileiro exibia pequenos filmes (curtas-metragens) criados pelo DIP.
b.      Por qual órgão do governo Vargas ele foi criado e por quanto tempo dói produzido? O Cine Jornal Brasileiro foi criado pelo Departamento de Imprensa e Propaganda durante o Estado Novo, sendo produzido entre 1939 e 1945.
c.      Qual relação existia entre o Cine Jornal Brasileiro e o rádio? Tanto o Cine Teatro Brasileiro quanto o rádio tinham a mesmo linguagem narrativa, ou seja, durante o Cine Jornal Brasileiro, as notícias eram narradas da mesmo forma que as do narrador radiofônico.
 
Analise e interprete
2.      Como o Cine Jornal Brasileiro auxiliava o governo Vargas na divulgação dos ideais do Estado Novo? O Cine Jornal Brasileiro era mais um meio que reforçava a divulgação dos ideais do estado Novo. O programa cumpria sua tarefa ao exibir imagens de acordo com os valores que Getúlio desejava transmitir à população, como nacionalismo, culto à personalidade do líder, culto ao corpo etc.
3.      Identifique a relação entre os conteúdos privilegiados pelo Cine Jornal, nos dois momentos mencionados no texto, com a conjuntura brasileira do período. Entre 1939 e 1942, o texto menciona um destaque maior ao Cine Jornal Brasileiro para as realizações do governo de Vargas, uma vez que esse é o período em que o Estado Novo, instituído em 1937, precisava se legitimar e conquistar a simpatia da população. Já a partir de 1942, com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, a programação passa a enfocar o apoio brasileiro aos Aliados.
4.      Interprete as seguintes passagens do texto.
a.      “[...] repetidas cenas de desfiles militares, marchas, demonstrações de força e ordem, e de cultura física, que pregavam o terreno ideológico para a construção do modelo de sociedade militarizada.”  A partir do golpe que instituiu o Estado Novo em 1937, o governo Vargas aproxima-se dos governos autoritários da Europa, principalmente do fascismo. A valorização do corpo era um dos princípios fundamentais adotados por esse tipo de governo para construir uma sociedade militarizada da qual os cidadãos deveriam fazer parte.
b.      “Por meio das imagens, o Estado buscava construir uma intimidade com o poder.” As imagens reproduzidas pelo Cine Jornal Nacional em todo o país procuravam aproximar Vargas da população brasileira. Dessa forma, ao apresentar o presidente em eventos, inaugurações, discursos etc. o programa queria estabelecer um “canal” entre o povo e o governante.

Opine

5.      Você conhece outros elementos que são utilizados pelos governos atuais com o mesmo objetivo do Cine Jornal Brasileiro  na época de Vargas? Quais? A imprensa em geral é uma forma de propaganda dos governos atuais: jornal, rádio, TV e até mesmo a internet.

2 comentários: