domingo, 3 de agosto de 2014

Atividades 9º ano p. 152

Organize o conhecimento
1.      Em seu caderno copie e complete o quadro sobre a Revolução de 1930 e a Revolução Constitucionalista de 1932.

Revolução de 1930
Revolução Constitucionalista de 1932
Local da Revolta
MG, RS e apoio de alguns estados do nordeste
São Paulo
Grupos participantes
Militares, elites dos Estados de MG e do RS e setores populares
Elite Paulista
Reivindicações do movimento
Incentivar a produção agrícola nacional e a industria. Realizar uma reforma na política.
Fim do governo provisório, novas eleições para presidente da república, autonomia estadual e elaboração de uma Constituição para o país.
Resultados
Um grupo de militares ocupou provisoriamente o governo após a renúncia de Washington Luís. Getúlio Vargas foi nomeado presidente da república.
A Força Pública Paulista que lutou contra as tropas federais durante 3 meses se rendeu em outubro de 1932. Apesar disso, foi nomeado um interventor paulista para o estado.

2.      Com suas palavras, defina dada um dos termos a seguir.
a.      Plano Cohen: Suposto plano comunistas para a tomada do poder. O plano serviu de alegação para Vargas manter-se no governo do país.
b.      Aliança Liberal: Acordo, travado inicialmente entre mineiros e gaúchos, que fazia oposição à política federal da Primeira república.
c.      Estado Novo: Regime ditatorial que vigorou no Brasil de 1937 até 1945, caracterizado pela suspensão dos direitos democráticos  e das eleições que se realizariam em 1938.
d.      Intentona Comunista: Revolta ocorrida em 1935, que se restringiu às cidade de Natal, Rio de Janeiro e Recife e tinha o objetivo de instaurar um governo comunista no país.
e.      CLT: Consolidação das Leis do Trabalho promulgadas em 1943, sob o governo de Vargas. A CLT reuni conquistas anteriores dos trabalhadores, a proibição do trabalho para menores de 14 anos e do trabalho noturno para menores de 18 anos, igualdade salarial entre homens e mulheres, salário mínimo nacional, férias remuneradas, entre outras medidas
f.       AIB: e sigla para Ação Integralista Brasileira, liderada por Plínio Salgado. A AIB defendia um nacionalismo exacerbado, foi influenciado pelo nazifascismo e era contra o comunismo.



 3.      Leia  trechos das Constituições de 1891, 1937 e 1988.


1891
“Art. 70. São eleitores os cidadãos maiores de 21 anos que se alistarem na forma da lei. §1º Não podem alistar-se eleitores paras as eleições federais ou para as dos estados: 1º) os mendigos; 2º) os analfabetos; 3º as praças de pré [...]”.
1937
‘Art. 117. São eleitores os brasileiros de um e de outro sexo de 18 anos, que se alistarem na forma da lei. Parágrafo único. Não podem alistar-se eleitores: a) os analfabetos; b) os militares em serviço ativo; c) os mendigos. [...]”
1988
‘Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valo igual para todos, e, nos termos da lei [...]. O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos, facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos. [...] Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos.
a.      Em relação ao voto, qual a principal diferença entre a  Constituição de 1937 e a de 1891? A principal foi a extensão do voto às mulheres, já introduzida pela Constituição de 1934.
b.      Liste as diferenças da Constituição de 1988 em relação à de 1937 e a de 1891.
Determina o Voto direto e secreto.
Estabelece a obrigatoriedade do voto para os brasileiros com idade entre 18 e 70 anos e o torna facultativo para os que têm entre 16 e 18 anos e mais de 70 anos.
Elimina as restrições aos mendigos, analfabetos e militares, vetando o voto apenas aos jovens que estão prestando serviço militar e aos estrangeiros.
c.      Na sua opinião, em relação ao voto, qual dessas constituição é mais democrática? A Constituição de 1988 e mais democrática. Ela eliminou as restrições de classe, que impediam o voto dos analfabetos e dos mendigos, reforçou o sufrágio universal e estabeleceu o voto secreto e direto. Assim, além de ampliar a população de eleitores, a Constituição de 1988 procurou eliminar resquícios autoritários, como o Colégio Eleitoral, organismos criado pelos militares, na década de 1970, para eleger o presidente da república.



8 comentários:

  1. Oi, eu preciso do exercício 5 (A, B, C e D) porfavor

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  2. Muito obrigado, essa página me ajudou muito

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  3. Está faltando a questão numero 3, pois a ultima na verdade é a questão número 4 não a 3, a número 3 é a seguinte: Do ponto de vista da política econômica e social, que comparação pode ser feita entre o governo de vargas e o do norte-americano Franklin Delano Roosevelt?

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