domingo, 17 de agosto de 2014

Compreender um texto p. 160 - 6º ano

O episódio que deu origem à Páscoa judaica
A história é bastante conhecida. Perseguidos pelo faraó, os hebreus fogem do Egito, depois de vários anos de escravidão. Liderados por Moisés, eles partem para Canaã, a Terra Prometida. A viagem dói difícil e durou cerca de quarenta anos. Leia agora parte dessa narrativa.
A Saída do Egito
“Ora, quando faraó deixou o povo partir, Deus não o fez ir pelo caminho no país dos filisteus, apesar de ser mais perto, porque Deus achara que diante dos combates do povo poderia se arrepender e voltar para o Egito. Deus, então, fez o povo dar a volta pelo caminho do deserto do Mar do Junco; e os filhos de Israel saíram bem armados do Egito. [...]
               Sendo, pois, anunciado ao rei do Egito que o povo tinha fugido, mudou-se o coração de faraó e dos servos contra o povo [...] Faraó mandou aprontar os seu carro e tomou consigo o seu povo; tomou seiscentos carros escolhidos e todos os carros do Egito, com oficiais sobre todos eles. E Javé endureceu o coração de Faraó, rei do Egito, e este perseguiu os filhos de Israel, enquanto saíram de braços erguidos. [...]
               Quando faraó se aproximou, os filhos de Israel levantaram os olhos e seis que os egípcios vinham atrás deles. Tiveram grande medo.[...]
               Então Moisés estendeu a mão sobre o mar. E Iaweh, por um forte vento oriental que soprou toda aquela noite, fez o mar se retirar, este se tornou terra seca, as águas foram dividas. Os filhos de Israel entraram pelo meio do mar enxuto; e as águas formaram como um muro á sua direita e à sua esquerda. Os egípcios que os perseguiam entraram atrás deles [...] até o meio do mar. [...[
               Moisés estendeu sua mão sobre o mar e, ao romper da manhã, voltou para seu leito. Os egípcios,Mao fugir, foram de encontro a ele. E Iaweh derribou os egípcios no meio do mar. As águas voltaram e cobriram os carros e cavaleiros de todo o exército de faraó, que os haviam seguidos no mar; porém, passaram pelo meio do mar enxuto; e as águas eram para eles como um muro à direita e à esquerda.”
Êxodo, 13, 17-18,14, 5-9,21-23 e 27-29. Bíblia de Jerusalém
São Paulo: Paulinas, 1981. P. 93 e 94
Atividades
Localize a informação
1.      Responda.
a.      De que livro bíblico o texto foi extraído? O Livro do Êxodo
b.      Que acontecimento é narrado no texto?  O acontecimento narrado é a saída do povo hebreu do Egito depois de um longo cativeiro.
c.      Que personagem liderou os hebreus na saís do Egito? O personagem é Moisés. Segundo a Bíblia, Moisés vivia na Egito quando, seguindo as determinações de Iaweh, se transformou na grande liderança que conduziu os hebreus de volta à terra de Canaã.
d.      Qual é o papel do faraó na narrativa?  O faraó é o principal opositor da grande migração hebraica lierada por Moisés. Simboliza a escravidão, a opressão e o politeísmo dos egípcios.
e.      Quem é Iaweh e qual seu papel na narrativa? Jave, ou Iaweh, é um dos muitos nomes do Deus único revelado  ao povo hebreu. Na narrativa, Deus é um personagem decisivo na história. Ele comanda a marcha dos hebreus agindo por meio de profetas, anjos e fenômenos naturais.

2.      Leia o texto a seguir e depois o compare com a narrativa bíblica.
“Desde a elucidação dos texto egípcios, no século XIX, forma feitos repetidos esforços para encontrar em textos egípcios vestígios da imigração daqueles que posteriormente seriam os israelitas. Essa empreitada não teve sucesso [...[. ‘Israel’ só surgiu depois da chamada tomada da terra da Palestina, e nós não reconheceríamos em textos egípcios as pessoas cujos descendentes mais tarde chegaram aí [...[“
DONNER, Herbert. História de Israel e dos
povos vizinhos: dos primórdios até a formação do Estado,  
Livro didático, Projeto Araribá 3ª Ed. P. 161

a.      O que o texto informa sobre a imigração dos hebreus para o Egito? Segundo o texto, não há registros egípcios sobre a presença dos hebreus no Egito, durante a qual eles teriam sido escravizados  pelo faraó.
b.      O texto acima e o relato Bíblico coincidem ao tratar da presença dos hebreus no Egito? Justifique. Não. Enquanto o texto anterior esclarece que na há vestígios egípcios sobre a presença dos hebreus no Egito no período que vai do domínio hicso ao Novo Império, o texto bíblico, ao contrário narra a saída dos hebreus da terra dos faraós, onde forma escravizados, de volta à Canaã
c.      Qual é a diferença entre os dois tipos de fonte, a dos texto acima e a bíblica?  O texto do Historiador Herbet Donner baseia-se em fontes históricas e arqueológicas, porque o seu objetivo, como historiador, é estudar os acontecimentos da história hebraica de acordo coma as fontes disponíveis: inscrições de povos orientais, imagens, monumentos, cartas e a própria Bíblia. O relato bíblico é uma fonte literária e religiosa, que se baseia na crença e na tradição.

d.      Como seria possível comprovar a permanência e a escravidão dos hebreus no Egito? Esse fato poderia se r comprovado por descobertas arqueológicas, por exemplo: incrições e outros registros egípcios fazendo referência aos hebreus no período; objetos hebreus datados daquela época, enterrados no território egípcios; relatos, cartas, monumentos e imagens de povos orientais, contemporâneos ao acontecimento, contendo menções a presença dos hebreus no Egito.

4 comentários:

  1. Preciso da resposta da página 204 fico muito grato em poder te mandar e está mensagem por favor me ajude obrigado

    ResponderExcluir
  2. Preciso da resposta da página 204 fico muito grato em poder te mandar e está mensagem por favor me ajude obrigado

    ResponderExcluir
  3. Preciso da resposta da página 204 fico muito grato em poder te mandar e está mensagem por favor me ajude obrigado

    ResponderExcluir
  4. Preciso da resposta da página 204 fico muito grato em poder te mandar e está mensagem por favor me ajude obrigado

    ResponderExcluir