domingo, 17 de agosto de 2014

Atividades – p. 170 7º ano

Organizar o conhecimento
1.      Responda às questões a seguir sobre o início da colonização do Brasil.
a.      Por que quando os portugueses chegaram á América, em 1500, o território não despertou o interesse imediato da Coroa portuguesa? Portugal não se interessou de imediato pelas terras na América porque não descobriu metais e pedras preciosas nas áreas exploradas inicialmente no território e porque privilegiou o lucrativo comércio com suas colônias na Ásia.


b.      Qual foi o primeiro produto extraído das terras americanas explorado comercialmente pela Coroa portuguesa? Quais eram as conseguências da extração desse produto para o meio ambiente? O pau-brasil foi o primeiro produto efetivamente explorado na colônia americana pela Coroa portuguesa. O interesse dos portugueses por essa madeira causou um desastre ambiental de grandes proporções, já que grandes áreas da Mata Atlântica foram desmatadas e poucos exemplares da árvore restam no país.
c.      Como eram as relações entre portugueses e indígenas na fase inicial da colonização? E após o início do cultivo dos primeiros canaviais? Os primeiros contatos entre portugueses e indígenas foram relativamente pacíficos, apesar do estranhamento mútuo entre os dois povos. Nos anos iniciais da colonização portuguesa, prevalecia o escambo, troca comercial simples, entre portugueses e indígenas. As relações entre ambos, no entanto, tornaram-se mais violentas quando portugueses escravizaram tribos inteiras e forçaram essas populações a trabalharem nas lavouras canavieiras e em outras atividades. Muitos indígenas resistiram à escravidão, refugiaram-se no interior do território ou combateram os colonizadores portugueses com apoio de outros povos, como os franceses
d.      Cite dois fatores que contribuíram para a decisão da Coroa portuguesa de colonizar efetivamente as terras da América? O interesse de outros povos europeus, como franceses e ingleses, de explorar as terras americanas motivou Portugal a proteger o litoral da colônia com fortes e feitorias. Para ampliar os lucros com as terras do novo mundo, Portugal também deu início à produção de cana-de-açúcar, cultivo que já era praticado nas ilhas atlânticas e tinha garantido bons lucros à Coroa.
2.      O início da produção açucareira significou o fim da extração do pau-brasil? Não, o início da produção açucareira não promoveu o fim da extração do pau-brasil. As duas atividades não foram excludentes e conviveram por muito tempo.
3.      Em seu caderno responda às questões a seguir sobre as capitanias hereditárias.
a.      O que eram as capitanias hereditárias?  As capitanias hereditárias foram um sistema administrativo implantado pela Cora Portuguesa no Brasil. O território da colônia americana foi dividido em quinze faixas de terra, que foram cedidas a capitães donatários, homens escolhidos pelo rei para gerenciar essas áreas.
b.      Quais eram os principais direitos e deveres dos capitães donatários? Os capitães donatários deveriam conceder semarias aos colonos, fundar vilas, aplicar leis nas terras sob sua jurisdição e defender militarmente o território. Além disso, os capitães donatários detinham o monopólio da navegação fluvial, das moendas e dos engenhos.
c.      Por que o sistema fracassou? O sistema fracassou porque alguns capitães nunca chegaram a tomar posse das terras e outros desistiram diante das primeiras dificuldades.
4.      Em seu caderno, monte uma ficha sobre o governo-geral contendo os itens a seguir:
a.      O que era: centro político criado para administrar a colônia portuguesa
b.      Qu7ando foi implantando: em 1548
c.      Local escolhido como sede: a capitania da Bahia, local onde foi fundada a cidade de Salvador, que se tornou a primeira capital do Brasil.
d.      Quem tomava as decisões: o governador-geral
5.      Redija um texto sobre as Câmaras Municipais na América portuguesa. Considere as seguintes questões.

a.      O que eram? Órgão que governava as vilas
b.      Quais eram suas atribuições na colônia?  Regulamentar as edificações, cuidar da limpeza das ruas, controlar o sistema de pesos e medidas e aplicar a justiça
c.      Havia democracia na composição das câmaras? Justifique Não existia democracia, pois somente os proprietários de terras e escravos (homens-bons) e que podiam votar e ser votados. Assim o poder permanecia nas mãos da aristocracia agrária.
d.      Que diferença você destaca entre as Câmaras Municipais daquela época e as do Brasil de Hoje?  Atualmente todos os cidadãos (de acordo com a lei), podem votar e ser votado. Dessa maneira o poder não fica restrito á um pequeno número de pessoas.
6.      Explique o que era a guerra justa e quais motivos levaram índios e colonizadores entrarem em conflito constante.
É o nome que se dá à guerra ocorrida entre colonizadores e nativos. A iniciativa dos colonizadores de deslocar as populações indígenas de suas áreas de origem para as lavouras de cana-de-açúcar desencadeou os conflitos.
Aplicar
7.      Observe com atenção o mapa a seguir

a.      Que divisão administrativa criada na América portuguesa o mapa representa? A divisão da colônia em capitanias hereditárias
b.      Por que as faixas de terra pintadas de verde se diferenciam das demais? As faixas em verde representam as capitanias de São Vicente e Pernambuco, as únicas que prosperara, especialmente devido à produção de açúcar.
c.      Por que ocorreu essa diferenciação? São Vicente e Pernambuco prosperaram graças principalmente à produção de açúcar. As demais capitanias, sem nenhuma produção econômica de valor comercial, isoladas da comunicação com a metrópole, administradas por donatários sem recursos ou sem interesse nas terras, fracassaram.
d.      Qual o significado da linha que corta o território de norte a sul?  Ela representa o meridiano de Tordesilhas, que dividia as terras americanas entre Portugal e Espanha.
e.      Em seu caderno, crie uma legenda para o mapa.
Pessoal


16 comentários:

  1. obrigada me ajudou bastante no trabalho de historia bjs

    ResponderExcluir
  2. muito bom mas a imagem esta tampando a resposta da numero cinco se der tire por favor e a unica que nao sei

    ResponderExcluir
  3. amei ta igualsinho no meu livro

    ResponderExcluir
  4. gente cade o oitavoooooooooooo e o nonoooooooooooooooo ? :'( jesus sacorrroooooooo

    ResponderExcluir
  5. Seu blog é ótimo. Obrigado por sempre me ajudar com minhas dúvidas nas atividades. Minha professora não ensina muito bem,ela tenta, mas...
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  6. como faço para receber a resposta do livro pagina 230 7º ano

    ResponderExcluir
  7. gostei de mais so falto a 8 ea 9...

    ResponderExcluir
  8. Me ajudou muito. Mais eu queria as respostas da pagina 171 tambem

    ResponderExcluir
  9. resposta da pagina 230 Economia na América Portuguesa

    ResponderExcluir
  10. n consigo ver a direito tem uma resposta aq q tem uma foto bem na frente

    ResponderExcluir