domingo, 17 de agosto de 2014

Atividades p. 140 – 8º ano

Organizar o conhecimento.
1.      Sobre as independências na América Espanhola, responda às questões
a.      Qual relação existe entre a invasão da Espanha pelas tropas de Napoleão Bonaparte e o início das guerras de independência na América espanhola?  Com a invasão francesa, o rei espanhol foi feito cativo pelas tropas de Napoleão, e as colônias precisaram se autogovernar até que a situação se resolvesse. Aos poucos, caminharam rumo à independência.
b.      No movimento de independência das colônias espanholas na América, os crioullos e as camadas populares tinham os mesmo objetivos? Justifique. Até certo ponto, pois a aristocracia crioulla quanto os indígenas, os mestiços e os brancos pobres pretendiam acabar com o domínio colonial espanhol.  Mas, a partir disso, a política dos crioullos se chocava com os objetivos das camadas populares. Enquanto os crioullos queriam essencialmente a independência política e econômica, ou seja, o fim das marras do sistema colonial, para governar os novos países de acordo com seus interesses, os mestiços, os indígenas, os trabalhadores pobres e os escravos africanos queriam terras, o fim dos tributos, a abolição da escravidão e melhores condições de vida.
c.      Cite dois acontecimentos, um na Europa e outro na América, que serviram de inspiração para as lutas de independência das colônias espanholas.
·        Europa: Revolução francesa e Formação das Juntas de governo na Espanha.
·        América: Independência dos estados Unidos

2.      Em seu caderno, copie e complete o quadro a seguir com informações sobre a atuação de Simón Bolívar e San Martin no processo de independência das colônias espanhola na América.
Independência das Colônias espanhola na América
Principais Líderes
Simón Bolívar
San Martin
Áreas de atuação
Região que correspondia os atuais territórios da Colômbia, do Equador, do Panamá e da Venezuela
Argentina, Chile e Peru
Objetivos
Formar uma grande nação no continente americano que se estenderia da atual Guatemala ao território que hoje corresponde a Bolívia
Livrar a América do Sul do domínio espanhol, que ameaçava as regiões que já haviam conquistado sua independência, como a Argentina.
Resultados
As regiões que Bolívar ajudou a libertar tornaram-se países separados e não uma única nação, como ele desejava.
Vitória das forças rebeldes, que proclamaram a independência do Chile e Peru.




3.      Observe o mapa da página 135 e responda às questões a seguir.


a.      Que regiões faziam parte do Vice-Reinado da Nova Granada?  Equador, Venezuela, Colômbia, e Panamá
b.      Como ocorreu a independência da capitania Geral da Guatemala? Que países surgiram desse processo. A Capitania Geral da Guatemala foi anexada pelo imperador mexicano, Augustín de Itúrbide, em 1821. Dois anos depois, com a queda da Itúrbide, a região rompeu com o governo do México e formou as Províncias Unidas da América Central. Porém, devido às disputas internas, à fragmentação da economia da região, a união durou pouco e as províncias fragmentaram-se em diversos países: Guatemala, Honduras, El Salvador Nicarágua e Costa Rica.
c.      A unidade política da América espanhola se manteve após a independência? Justifique.  Observando o mapa, podemos notar que a América espanhola fragmentou-se em diversos países independentes, não se concretizando, Poe exemplo o sonho de Simón Bolívar de integrar as regiões dos atuais territórios da Guatemala até a Bolívia. O único vice-reinado a manter certa unidade política após sua emancipação foi o Vice-Reinado da Nova Espanha, atual México.



2 comentários:

  1. amiga vc tem atividade a vamos retomar do capitulo Luxo e pobreza nas Minas Gerais ? eu espero uma resposta ta bom!

    ResponderExcluir