domingo, 6 de outubro de 2013

Atividades p. 196-6º PI

1.      Copie a ficha no caderno e preencha-a
Os Etrusco
a-      Onde viviam: viviam ao norte de Roma, da região oposta ao Rio Tibre até o Rio Arno
b-     Em que atividade se destacavam: destacava-se no comércio e no artesanato.
c-      Como se instalaram em Roma: eles se intalaram na cidade por meio de casamento ou prestação de serviço para os romanos.
d-    Mudanças em Roma após a chegada dos etruscos: aumento do comércio e da cidade de Roma ; a área do fórum tornou-se o centro da cidade.
e-      Influência etruscas na cultura romana:  o hábito de vestir túnicas, a crença nos augúrios, o culto a Júpeter e a Minerva.
2.      Observe o mapa da página 191 para responder às questões.
a.      Situe geograficamente a cidade de Roma. Roma situa-se no centro da Península Itálica, ás margens do Rio Tibre.
b.      Qual povo, vindo do leste, ocupou terras do sul da península itálica e da Sicília?  Os gregos
c.      Situado n o norte da Península Itálica, esse povo dominou Roma durante a monarquia.  Etrusco
d.      Imagine que você tenha nascido em uma cidade da Península Itálica situada ao norte de Paestum, banhada pelo Mar Tirreno e fundada pelos gregos. Qual cidade seria essa?  Napoles.
3.      Cite as principais características dos plebeus e dos patrícios no início da república romana. Os patrícios formavam a aristocracia de Roma. Eram mais ricos e possuíam mais terra e gado. No início da república, eram os patrícios que escolhiam os cônsules no Senado e só eles podiam se candidatar aos cargos de magistrados e senadores. Os plebeus, por sua vez eram mais pobres e viviam do trabalho na agricultura e no artesanato, no início da república, eles tinham pouca participação no governo da cidade, podendo eleger os magistrados.

 

 

6 comentários: