domingo, 6 de outubro de 2013

Atividades p. 235 7º PI

Organize o Conhecimento
1.      Responda em seu caderno.
a.      Por que o tráfico de escravos uniu a África e o Brasil de forma indissolúvel?  ao promover a vinda forçada de negros escravizados para o Brasil, o tráfico negreiro também promoveu a transposição de línguas, costumes, tradições, ou seja de um patrimônio cultural diverso e milenar, que fincou raízes na sociedade brasileira, misturando-se as outras culturas. O Brasil assim está conectado à África pela composição étnica da sua população, pela música, pelas festas, pelas tradições populares, pelo conjunto da nossa cultura, fortemente afro-brasileira.
b.      Qual comparação o texto faz entre a escravidão que existia na África e a escravidão introduzida pelos europeus? A prática da escravidão na África tinha principalmente motivações religiosas em pequenas escalas. A escravidão introduzida pelos europeus, motivada exclusivamente pelo interesse no lucro, transformou a atividade em um grande negócio, realizada em grande escala. Envolvendo nessa lucrativa atividade, os chefes africanos também mudaram a relação que tinham antes com  a prática da escravidão.
c.      Que grande mudança ocorrida na América portuguesa no século XVI, quando a escravidão africana se transformou em um negócio?  No século XVI os portugueses iniciaram a colonização do Brasil com a instalação da agroindústria açucareira, centrada principalmente no litoral nordestino. A expansão da produção açucareira impulsionou o tráfico negreiro e a escravidão, e o contrário também ocorreu, ou seja, os lucros do tráfico e da escravidão contribuíram para estimular a economia canavieira.

Analise e compare as fontes
2.      Analise o mapa da fonte 1
a.      Anote no caderno os pontos de partidas dos escravos na África.  Cabo verde, São Jorge da Mina, Costa dos Escravos, Congo, Luanda, Benguela, Moçambique e Mombaça.
b.      Anote os pontos de chegada dos escravos no Brasil.  São Luis, Olinda, Salvador e Rio de Janeiro.
c.      Cite duas outras informações que o mapa nos fornece.  A rota seguida na viagem para o Brasil: Oceano Atlântico. Os dois grandes grupos étnicos aos quais pertenciam os negros escravizados trazidos ao Brasil: bandos e sudaneses.

3.      Analise o poema da fonte 2 para responder entes dois momentos da vida do africano. Que oposição é essa?  A oposição entre a vida livre na África, voltada à caça, à guerra, de acordo com o ritmo da natureza, e o jugo imposto pela escravidão, que trouxe sofrimento, doenças e morte.

4.      Os navios que transportavam os escravos da África para a  América eram conhecido por “tumbeiros”.
a.      Como você justifica o uso dessa expressão? O uso dessa expressão se explica pelo elevado número de mortes de africanos escravizados durante a viagem.
b.      Transcreva no caderno os versos do poema que justifiquem sua resposta.  Os versos que remtem ás mortes no navio negreiro são os seguintes: “Hoje o porão negro, fundo/Infecto, apertado, imundo./tendo a peste por jaguar.../E o sono sempre cortado/pelo arranco de um finado/E o baque de um corpo ao mar...”

5.      Estabeleça uma semelhança e uma diferença entre a fonte  1 e a fonte 2.
Diferença: a fonte 1 é visual e científica, enquanto a fonte 2 é literária.
 

Semelhanças: as duas fontes tratam do mesmo tema, que é o tráfico de escravos da África para o Brasil

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