terça-feira, 22 de outubro de 2013

Atividades p. 262 7º AS

Vamos Retomar
1.      Quais foram as atividades dos colonizadores que levaram a conquista do sertão nordestino?   A pecuária que era realizada de forma extensiva, ocupando grandes áreas; e as expedições que visavam expulsar os invasores estrangeiros do nordeste do país.

2.      Explique que elementos que motivaram a conquista do Amazonas.  A extração das “Drogas do Sertão”, a atuação dos jesuítas e as expedições militares portuguesas, que tinham como objetivo expulsar os estrangeiros.

3.      Em linhas gerais, quais eram os objetivos das entradas e bandeiras?  Elas tinham a finalidade de reconhecer o território colonial, aprisionar indígenas descobrir minas de ouro e prata. Com o passar do tempo, surgiram as bandeiras de contrato que tinham por objetivo combater indígenas em guerra ou destruir os quilombos e recuperar os negros que haviam fugido.

4.      Quais eram as principais áreas de disputa entre portugueses e espanhóis na definição das fronteiras do sul do país? Como isso foi resolvido?  A região de Sete Povos das Missões colônia espanhola localizada em território português, e a Colônia de Sacramento, colônia portuguesa incrustada em território espanhol. Foi resolvido por meio do tratado de Badajós, que incorporou ao Brasil a região dos Sete Povos das Missões.

5.      Observe atentamente as imagens da seção para Começar e releia o Fique Ligado! Depois responda: por que existem tantas imagens que valorizam os bandeirantes como grandes personagens da nossa história?  Os bandeirantes tornaram-se personagens importantes na formação do atual território brasileiro. Por isso foram cultuados e transformados em “heróis nacionais”. No entanto é importante lembrar que, em seus avanços pelo território, usaram de muita violência e que boa parte deles buscavam fortuna rápida.

 

5 comentários:

  1. Professora Nao estou conseguindo Achar a Pagina 245 do Mesmo livro que esse aqui em cima , pois estou precisando por que eu faltei algumas aulas e nao tenho muito tempo para responder

    ResponderExcluir
  2. venho do futuro de 2015 dizer q vc me ajudou demais ;D

    ResponderExcluir