domingo, 6 de outubro de 2013

Civilização Romana


A formação de Roma
·        Pequenos núcleos às margens do Tibre
Latinos, pastores e caçadores.
·        A influência etrusca
Comerciantes, navegadores.
Tinham contato com os fenícios e gregos
Chegaram em Roma por volta de 600 a. C e se uniram aos romanos através de casamentos e prestações de serviços, influenciando nos costumes.
·        A organização social
Patrícios: aristocracia. Se consideravam descendentes dos fundadores de Roma. Proprietários de terra e gado. Somente eles serviam ao exército.
Clientes: pobres, escravos libertos, filhos ilegítimos ou estrangeiros. Ficavam sobre a proteção dos patrícios
Plebeus: pobres. Agricultores, artesãos, trabalhavam para os patrícios e não participava da vida política, mesmo se enriquecessem.
·        A organização política - Monarquia
Rei: eleito pelo senado. Administrava a justiça, podia declarar guerra, presidia os rituais religiosos. Estava subordinado ao senado.
Senado: conselho formado pelos chefes das famílias patrícias.
Comitia Curiata: Aceitava ou não a decisão do senado. Era formado por guerreiros até 45 anos.
·        Fim da dominação etrusca
Com o fortalecimento da aristocracia os plebeus constantemente endividados eram transformados em escravos. Com a participação dos plebeus no exército, passaram a exigir maior participação política. Foi criada os comícios curiais, que aos poucos tornando o principal órgão do governo. Pressionados por patrícios e enfraquecido pelas guerras, ao etrusco  foram expulsos em 509 a. C.

A República Romana
·        Nova ordem política
Os reis foram substituídos por dois cônsules. Escolhidos pelo senado por um mandato de um anos.
Assembleia por tribos: cidadão eram divididos pelo local de origem e ou residência.
Assembleia por centúrias: de acorda com a riqueza e a participação no exército.
Assembelia da plebe: apenas plebeus.
Patrícios elegiam os senadores e magistrados e podiam ser eleitos. Plebeus elegiam os magistrados e não podiam ser eleitos.
·        As lutas entre plebeus e patrícios
O voto dos patrícios valiam mais que o dos plebeus. Até na divisão do espólio de guerra os patrícios tinham vantagens. Quando os plebeus voltavam das guerras, suas propriedades estavam abandonadas e precisavam contrair empréstimos. Se não saldasse suas dívidas poderiam virar escravos. Com a rebelião dos plebeus foram criadas leis que escritas e uma delas aboliam a escravidão por dívidas.
·        A formação de um novo grupo social
Com a entrado dos plebeus ricos no senado e seu acesso a magistratura levaram a formação uma nova classe social, os nobilitas,  constituída por famílias patrícias e plebeus ricos.
·        O controle da Península itálica
Com  o aumento da população foi necessário expandir o território. Inicialmente as guerras eram só para a proteção, mas agora precisavam adquirir terras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário