segunda-feira, 25 de março de 2013

Atividades – 6º ano EM Padre Inácio p. 43

Organize o conhecimento
 
1.      Os artistas pré-históricos extraíam da natureza os recursos necessários para realizar suas obras. Cite alguns recursos utilizados e a função que eles tinham.
Rochas – superfícies nas quais a pintura era feita.
Ocre – obter as cores marrom vermelho e amarelo.
Carvão vegetal – obter o preto.
Banha animal e tutano – iluminar o interior das cavernas.

2.      Busque no texto uma frase que demonstra o preconceito que havia em relação à capacidade dos homens pré-históricos de produzirem arte.
[...] achava-se que o homem primitivo era como um animal. Não seria capaz portanto, de, produzir arte.”

3.      Que tipo de figura era mais representado na arte rupestre? Por quê?
Principalmente animais como cavalos, bisões, renas e mamutes. A preferência por esse tipo de figura provavelmente se explica pela importância desses animais na alimentação dos povos primitivos.

Analise e compare as fontes

4.      Copie a ficha em seu caderno e complete-a com informações das fontes 1 e 2

 
Fonte 1,
Fonte 2
Tipo de fonte
Pintura rupestre
Pintura rupestre
Local e idade
Altamira (Espanha), cerca de 12 mil anos
Lascux (França), cerca de 17 mil anos
Conteúdo
Figura de um veado
Figura de um boi e um cavalo

 5.      Descreva cada uma das fontes
Fonte 1  
Descrição da figura: figura de um veado pintado com tom avermelhado e contornos bem delineados, mas leves.
Descrição da cena: o cenário (aparentemente sem outros desenhos) está em tom amarelado. A  figura do veado (em tom avermelhado)sugere movimentos devido à posição de suas pernas ligeiramente afastadas e com pequeno grau de inclinação.
Fonte 2
Descrição da figura: figura de um cavalo que tem a parte superior com contornos nítidos e cabeça levantada e pintada de preto. Figura de um boi com contornos nítidos e cabeça levemente inclinada para baixo. Predomínio de tons avermelhados nas figuras com sinais de marrom e amarelo.
Descrição da cena: sugere o enfrentamento entre um cavalo e um boi. O cavalo parece em posição estática, enquanto o boi parece estar em movimentos, com as patas afastadas e a cabeça inclinada como se avançasse em direção ao cavalo.
 

6.      Leia o texto a seguir

Quando apreciamos uma obra de arte, fazemo-lo por meio dos nossos sentidos: visão, audição, tato [...]. A partir dessa percepção dessa percepção sensível, podemos intuir a vivência que o artista expressou em sua obra, uma visão nova, uma interpretação nova da natureza e da vida. O artista atribui significado ao mundo por meio da sua obra. O espectador lê esses significados nela depositados.”

Livro didático p. 43

a-      Segundo as autoras do texto, o que uma obra de arte expressa?

A obra de arte expressa a visão do artista sobre a vida, ela representa a leitura que o artista faz do mundo.

b-      Como o espectador faz para ler uma obra de arte?

Os expectador utiliza os sentidos para perceber as intenções e as emoções que o artista depositou em sua obra.

5 comentários:

  1. cade pag 44,45,46 e 47

    ResponderExcluir
  2. muito boa mas me respondeu 1 pergunta

    ResponderExcluir
  3. e preciso da 45 tambem

    ResponderExcluir
  4. mim ajudou muito brigado

    ResponderExcluir
  5. Em sua opinião,qual seria o significado dessas figuras pintadas em conjunto na pedra?
    Pág 47 livro de HISTORIA
    exerc. a,b e c

    ResponderExcluir