segunda-feira, 25 de março de 2013

Conceitos e divisão da História

Pode-se conceituar como história a narração crítica dos fatos da humanidade.
Para facilitar o estudo da História, costuma-se dividi-la em uma linha de tempo. A linha de tempo reparte a história em grandes períodos, utilizando como marcos os grandes acontecimento de cada período:
Pré-história: compreende desde o surgimento do homem na Terra, há cerca de 3 milhões de anos, até a invenção da escrita, em 3500 a.C.
História Antiga: é o período que inicia com o surgimento da escrita até o ano de 476 d.C (fim do Império Romano do Ocidente).
História da Idade Média: é a designação dada à época entre a queda do Império Romano e a Tomada de Constantinopla pelo turcos 1453.
História Moderna: é o período que de estende do fim da Idade Média até a Revolução Francesa (1789)
História Contemporânea: é o período que se costuma contar a partir de 1789, da Revolução Francesa até nossos dias.
Esses dados servem para facilitar o estudo da História, mas é importante saber que a história é um processo dinâmico em contínua transformação e para o qual todos os seres humanos contribuem.
Os anos anteriores ao nascimento de Cristo são contados de maneira decrescente, e se usa a abreviatura a.C. para representá-los.
Esta divisão serve para as sociedades ocidentais cristãs. Culturas como a judaica , chinesa ou indiana utilizam outras referências para a contagem do tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário