segunda-feira, 25 de março de 2013

9º ano EM Padre Inácio - p. 91

Um Problema
Depois da revolução

Os textos a seguir demonstram visões diferentes sobre o regime de Stalim. O primeiro é assinado pelo escritor revolucionário Victor Serge (1890 – 1947), que foi vítima da repressão stalinista e morreu no exílio mexicano. O segundo é uma poesia apresentada nas comemorações do sexagésimo aniversário de Stalin, em dezembro de 1939.
Texto 1
“Esta é a origem da terrível crise política iniciada entre 1936 e 1938, no decorrer da qual o ditador da democracia empenha-se em liquidar, um após outro, o antigo partido da revolução e da guerra civil [...]. Os bolcheviques mais conhecidos morreram fuzilados, depois de monstruosos processos onde até mesmo seu próprio devotamento, habilmente manipulado por uma inquisição, foi usado para desonra-los, mediante falsas confissões . outros, menos célebres, morreram, às centenas e milhares, fuzilados sem processo. Os obscuros participantes da revolução[...] lotam os campos de concentração, enquanto uma constituição dita ‘democrática’ é outorgada ao país pelo Chefe”.

Livro didático. P.91
Texto 2
“Moscou dorme. No silêncio da noite,
Desta noite longa e silenciosa,
Apenas Stalin não dorme.
Stalin esta pensando em nós...
 
Além das colinas, além das casas,
Em sua natal Kichlak (aldeia da Ásia Central),
Um rapaz vigia o rebanho.
Stalin sabe tudo também sobre ele...”

Livro didático. P.91
Questões
1.      Como o texto 1 apresenta o governo de Stalin na União Soviética?
O governo de Stalin, especialmente o período entre 1936 e 1939, é apresentando como uma ditadura sangrenta, que perseguiu e encarcerou ou eliminou fisicamente todos os opositores, até mesmo os principais líderes da Revolução de Outubro e da guerra civil. Os processos de Moscou são descritos como uma farsa judicial para desmoralizar os legítimos combatentes e assegurar o controle absoluto de Stalin na União Soviética.

2.      A poesia Stalin expressa a mesmo visão sobre o regime soviético? Explique.
Não, a poesia, encomendada pelo governo, enaltece a figura de Stalin, descrito como o guardião da União Soviética e protetor de todo o povo. A poesia traduz o culto à personalidade de Stalin, campanha de devoção do grande líder que se propagou no país durante o regime stalinista.

 

 

Um comentário:

  1. Valeu..... Muito obrigado, tirei todos os pontos no meu trabalho de história, vc e uma iluminada por Deis.

    ResponderExcluir