domingo, 31 de março de 2013

Personagem p. 45 - 8º ano


Personagem p. 45
Os escravos na mineração
      No início da extração aurífera, o trabalho nas minas era realizado principalmente pelos próprios descobridores, embora vários deles possuíssem escravos indígenas. Com o tempo, cresceu bastante o número de escravos negros, comprados no Rio de janeiro, das capitanias açucareira do Nordeste ou trazidos da África.
        O escravo africano tão importante nas minas, que as maiores datas eram concedidas aos proprietários com maior número de cativos. Nunca, em nenhuma região da colônia, tinha havido uma concentração tão grande de escravos como nas Minas Gerais no auge do ouro.
      As chances de conseguir alforria, ou seja, a liberdade,  eram maiores que no engenho, mas ainda pequenas. Uma delas, instituída pelo governo, libertava o escravo que descobrisse um diamante de 20 quilates (04 gramas) ou mais. No entanto, pouquíssimos conseguiram essa façanha. As poucas alforrias explicam por que sempre houve mais escravas libertas do que escravos. Como o número de mulheres brancas em Minas Gerais era reduzido, muitas cativas conseguiam a liberdade ao se relacionarem com homens livres.

detalhe de Vila Rica, gravura de Johann Moritz Rugendas, 1835.
Note o trabalho dos escravos de origem africana na extração do
ouro de aluvião
      O trabalho nas minas era exaustivo. Extraindo o ouro de aluvião, o escravo ficava longas horas com os pés na água, sendo freguentemente atingido pela tuberculose e por outras doenças pulmonares. Nas galerias subterrâneas, os cativos estavam sujeitos à asfixia dos gases e aos riscos de soterramento. A história das minas registra vários acidentes de desmoronamento de galerias, que provocaram centenas de mortes.
     As péssimas condições de3sse trabalho ajudam a explicar as constantes rebeliões de escravos na área mineradora. Fugas, assassinatos de feitores e senhores e a formação de quilombos foram a resposta dos negros diante da brutalidade da escravidão.

Livro didático p. 45
1.       Por que o número de alforriadas era maior do que o de escravos?
Porque em Minas Gerais havia poucas mulheres brancas, o que fazia com que os homens livres se relacionassem com as escravas. Diante de tal situação ou comprava sua alforria ou as libertavam.
2.       Quais eram as condições de trabalho enfrentadas pelos escravos nas minas?
Péssimas. No caso do ouro de aluvião os escravos passavam o dia todo com os pés na água o que causavam doenças pulmonares levando-os a morte.
3.       Qual foi a reação dos escravos diante dessas condições?
Diante de tantos maus tratos os escravos fugiam, assassinavam feitores e senhores, fundavam quilombos ou se rebelavam.
4.       Que característica da atividade mineradora Rugendas procurou representar na sua gravura? Na gravura é mostrado a extração do ouro de aluvião, como podemos ver os cativos nas margens do rios lavando a terra ou retirando-a.

 

Um comentário: