segunda-feira, 25 de março de 2013

9º ano EM Padre Inácio - p. 92


Atividades

2. Explique em seu caderno os seguintes conceitos.

a-Sovietes: Conselho de representantes de operários, soldados e camponeses eleitos nas suas respectivas bases, um organismo de poder surgido na Rússia pré-revolucionária.
b-Bolchevique: Em russo significa maioria. Agrupamento político que surgiu na Rússia com a divisão do Partido Operário Social-Democrata, no início do século XX.
c-Comunismo de Guerra: Conjunto de medidas de exceção adotado pelos bolcheviques durante a guerra civil para combater a luta contrarrevolução.
d-Menchevique: Em russo significa minoria. Argumento político que surgiu com a divisão do Partido Operário Social-Democrata, no início do século XX.
e-Exército Vermelho: Força armada criada pelos bolcheviques durante a guerra civil, sob direção de Trotsky, para combater a contrarrevolução
f-Czarismo: Regime político que existia na Rússia antes da Revolução de Fevereiro e caraterizava-se como uma monarquia absolutista.

 3. Observe a tabela a seguir.

Unidades agrícolas coletivizadas na União Soviética
1930
5.999.000
1931
13.839.000
1933
15.258.000

a- Que mudança ocorrida na agricultura soviética foi mostrada nessa tabela?
A tabela mostra o crescimento acelerado das unidades agrícolas coletivizadas na União Soviética no período entre 1930 e 1933.

b- Que medida adotada pelo governo soviético explica essa mudança?
A medida governamental que explica o aumento das propriedades coletivizadas foi o decreto aprovado pelo Partido Comunista da União Soviética de coletivização forçada da agricultura.

c- Que efeitos o processo histórico mostrado na tabela teve sobre a classe social dos Kulasks?
O processo de coletivização forçada da agricultura, dirigido por Stalin, resultou na eliminação da classe dos Kulaks, que, por reagirem ao decreto do governo, foram presos, executados ou deportados massivamente para regiões distantes.

d- Qual relação pode ser estabelecida entre o processo representado na tabela e as características do regime stalinistas?
O processo de coletivização forçada, que explica o crescimento das unidades agrícolas coletivizadas na União Soviética, é considerado um dos principais índices do totalitarismo que caracterizou o regime stalinista. A repressão movida contra a classe dos Kulaks é uma amostra da política adotada elo governo de Stalin em relação aos opositores.

18 comentários:

  1. Muito Bom Obrigado ajudou muito =D

    ResponderExcluir
  2. Cara, nem te conheço, mas, TE AMO! hahaha' Colinha para outros alunos ... muito bom! Muito obrigado! Ajudou bastante ... =D

    ResponderExcluir
  3. muiiiiiiiiiiiitoo obrigada..........

    ResponderExcluir
  4. Cara , Te amo , me salvo , valeeu

    ResponderExcluir
  5. "Caraio", aqui da para tirar muitas respostas, que praticamente são "imposivéis" de-se achar no livro. kk; ajudou muito

    ResponderExcluir
  6. no valeu !! ajudou muito *_*

    ResponderExcluir
  7. Nuuuuuuuuuuus moça mt obrigado ajudou muito ;) Vlw

    ResponderExcluir
  8. ajudou bastante obg! :D

    ResponderExcluir
  9. Vlw me ajuudo muito mesmoo

    ResponderExcluir
  10. Ajudou muito valew i love you

    ResponderExcluir
  11. veeioooo!! Te amo, cara!

    ResponderExcluir
  12. nossa obrigada <3 te amo mt por isso heuheuheu

    ResponderExcluir
  13. u.u vlw ajudo pq minha prof pego a pergunta aqui hu3hu3hu

    ResponderExcluir