quinta-feira, 2 de março de 2017

Atividades p. 47 – 8º ano

Retomando
2. Monte uma ficha sobre as bandeiras.
a) O que eram? Eram expedições co organização e disciplina militar, organizadas por jovens paulistas que partiram de São Paulo co  o objetivo de conseguir indígenas e metais preciosos.
b) principais tipos de bandeirismo. Bandeirismo de caça ao índio; busca de ouro e diamantes e sertanismo de contrato.
c) Alvos das bandeiras de caça ao índio. Missões de Guaíra (Paraná); Itatim ( mato Grosso do Sula); Tape (rio grande do Sul).
d) bandeiras de busca do ouro e dos diamantes. Antônio Rodrigues Arzão, Sabará ( Minas) por volta de 1693.  Pascoal Moreira Cabral, Cuiabá (Mato Grosso) em 1719. Bartolomeu Bueno da Silva, Vila Boa ( Goiás), por volta de 1725

4. Observe o infográfico

a) Analisando a estrutura de uma missão jesuíta, também chamada de redução, podemos encontrar elementos que denunciem a imposição da cultura europeia frente aos indígenas? Justifique.Sim.Podemos identificar na imagem a existência de um templo católico, um colégio voltado para a catequização e o ensino, bem como alojamentos de padrão europeu.
b) qual era o objetivo dos jesuítas aos construir estas missões? Os jesuítas fizeram estes aldeamentos com o objetivo de iniciar os indígenas no catolicismo, bem como ensiná-los a trabalhar na agricultura, tecelagem e fundição de ferro.
c) Em sua opinião, as missões jesuíticas eram benéficas ou prejudiciais aos indígenas? Existem aspectos positivos e negativos.
Positivos: tentativa dos jesuítas de protegerem os indígenas da escravidão e o ensino de práticas e técnicas agrícolas e de pastoreio ensinada aos nativos.
Negativos: a mortalidade elevada de indígenas nas missões, causadas pelas doenças trazidas da Europa, a tentativa de impor aos indígenas a cultura europeia e a exploração do trabalho indígena

5. o trecho a seguir diz respeito à sociedade que se formou em torno da pecuária no Nordestes e foi escrito por um historiador cearense; leia-o com atenção e, a seguir, responda ao que se pede.
               De couro era a porta das cabanas, o rude leito aplicado ao chão duro, e mais tarde a cama para os partos; de couro todas cordas [...] o mocó (bolsa de tiracolo) ou alforje (saco) para levar comida, [...] a mochila para milhar (dar milho) ao cavalo, a peia (correia) para prendê-lo em viagem, as bainhas de faca [...] e a roupa de entrar no mato.
Capistrano de Abreu
Livro didático História Sociedade & Cidadania p. 49
3ª edição
Editora FTD
a) Liste, com base no texto, as utilidade que o couro tinha para a sociedade que se formou em torno da pecuária no Nordeste. O couro servia para fazer porta; leito ou cama; cordas; saco; correia; bainha; roupa...
b) o que se pode concluir pela leitura do texto? Conclui-se que no sertão do Nordeste, o couro era um elemento de grande importância na vida de seus habitantes.

Vozes do presente
O texto a seguir dói escrito pela historiadora Maria Chaves de Resende. Leia-o com atenção.
Sertão mineiro loteado à força
               As entradas para os sertões de Minas foram movidas por um tripé de interesses; o grupo e as pedras preciosas e, por extensão, a terra (para o plantio de roças e controle sobre passagens e rotas comerciais) e os índios (mão de obra para a lavra mineral, agrícola, ou como trabalhadores domésticos). Com esse objetivo numerosas expedições militares foram organizadas para avançar pelo interior [...].
               Não demorou para que distorcendo a realidade, os índios fossem tachados de “invasores”, o que justificou mais atos de violência. Agiam, verdade, em defesa própria, reagindo à ocupação de suas terras. Os povos nativos – Coroados, Puri, Botocudo, Kamakã, pataxó, Panhame, Maxakali, entre outros – encontraram-se, no fim, em minoria de armas e homens, atacados por doenças e reduzidos a uma pequena área geográfica
Livro didático História Sociedade & Cidadania p. 50
3ª edição – Editora  FTD
a) Segundo a autora, o que movia as expedições militares aos sertões de Minas? Ouro, pedras preciosas, terra e índio.
b) Como os grupos indígenas foram vistos pelos bandeirantes que lideravam essas expedições?  Os indígenas foram vistos como “invasores”, quando na verdade eles reagiram à ocupação de suas terras.
De que forma essas expedições aos sertões de Minas afetaram os indígenas que lá viviam? Muitos deles foram mortos em razão de fogo e das doenças contraídas no contato com os integrantes dessas expedições; além disso, esses grupos perderam a maior parte de seus território.

Cruzando fontes
As duas imagens representam os bandeirantes. A da esquerda é uma aquarela; a da direita, uma ilustração; ambas foram feitas por Ivan Wasth Rodrigues (1927 – 2007). Observe-as com atenção.

a) descreva o bandeirante mostrado na imagem à esquerda. O bandeirante aparece idealizado: calçado com altas botas de montar e vestido com um gibão (casaco de algodão curto e grosso). A tiracolo carrega uma sacola de couro contendo uma cuia, que servia como prato, e um chifre de boi, usado para beber água. Na mão direita ele leva um mosquete.
b) Descreva o bandeirante mostrado à direita. O bandeirante aparece descalço, com a barra da calça dobrada, camisa e jaleco simples e chapéu de palha trançada; na mão esquerda ele também carrega um mosquete.

c) Compare as duas versões e opine: qual delas se parece mais com o bandeirante de carne e osso? Conforme a historiografia os bandeirantes caminhavam descalços, por extensos territórios; pois até por volta de 1625, o cavalo ainda não era usado como transporte nas áreas de influência paulista. Portanto o bandeirante representando na imagem a direita e mais parecido com o personagem histórico que liderava as bandeiras. A imagem da esquerda tem mais a ver com a figura do herói criado pela elite paulista no início da República.

10 comentários:

  1. muito obrigada!!!! me ajudou muito esse site
    beijinhos...obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  2. muito bom só podia ter botado mais questoes

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado me ajudou demais bjs

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada vc me ajudar muito

    ResponderExcluir
  5. Os dois Bandeirantes estão corretos: O de Botas e Gibão em geral eram Capitães e chefes das Bandeiras, eles eram fidalgos descendentes das famílias portuguesas e os descalços eram os mamelucos mestiços de índios com brancos que compunham a grande maioria da população paulista e tbm junto com os índios compunham o grosso da tropa de uma bandeira.

    ResponderExcluir