domingo, 11 de agosto de 2013

Organize o Conhecimento p. 67- PAA

1.      No caderno, elabore uma ficha do cangaço.
a.      Quem eram os cangaceiros. Sertanejos que se organizavam em grupos armados para atacar povoados e fazendas
b.      Onde e em que época eles surgiram. Atuaram no sertão nordestino do final do século XIX até por volta de 1940
c.      Como eram suas vestimentas.  Calças e camisas longas, feitas de tecido grosso, um grande chapéu, cartucheiras, botas, clavinotes cruzando os ombros e um lenço amarrado no pescoço.
d.      Diferença entre o cangaço subordinado e o cangaço independente.  O subordinado era sustentado por chefes políticos, enquanto o cangaço independente atuava fora do controle dos coronéis
Analise e compare as fontes

2.      Responda ás questões sobre a fonte 1
a.      Identifique o personagem e o ano em que foi retratado. Lampião, retratado em  1929.
b.      O que está escrito no canto superior da fotografia? Qual teria sido o motivo para essa frase ter sido escrita?  Está escrito “Lampião (legítimo)”. A frase deve ter sido escrita para enfatizar a veracidade da fotografia. Provavelmente muitos homens se faziam passar por Lampião. Ao se assinar “Lampião (legítimo)”, pretendia se dar créditos à foto, afastando qualquer suspeita de falsificação
c.      De que maneira a fonte 1 pode ser usada como documento histórico?  A fonte 1 pode nos fornecer informações sobre o vestuário utilizado pelos cangaceiros, assim como sobre sues apetrechos. Informa de que maneira uma pessoa como Lampião devia ser representada (de pé, postura reta, olhando frontalmente para a câmera fotográfica). Por fim, também pode nos mostrar a necessidade de se explicar o caráter verídico do  personagem fotografado ( no caso Lampião), mostrando que era possível haver falsificações sobre uma figura que ganhava notoriedade.

3.      No caderno, escreva a expressão que corresponde a cada item da fonte 2
a.      Serviam de instrumento de ataque e defesa.  Armas e munições
b.      Acessório copiado de modelo europeu. Chapéu
c.      Peça feita de couro e aberta nos lados e na frente.  Alpargata.
d.      Sua função era a de uma mochila. Bornal

4.      Quais elementos do vestuário dos cangaceiros eram decorativos e quais tinham alguma função prática?  Funções práticas: roupas, calçados, armas e munições e chapéu. Decorativos: desenhos nas alpargatas e nos bornais; os colares, os brincos e os anéis; e os pedacinhos de ouro cravejados nas armas.

 

 

3 comentários:

  1. muito obrigado me ajudou bastante....

    ResponderExcluir
  2. EM QUE MEDIDA O NEGÓCIO DO AÇÚCAR COM BASE NA ESCRAVIDÃO MARCOU A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO. QUE EFEITOS DA COLONIZAÇÃO PODEM SER PERCEBIDOS AINDA HOJE?

    ResponderExcluir