quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Atividades. P. 209 - AS

1.    Compare as diferenças existentes entre a colonização espanhola e a portuguesa. Colonização Espanhola: exploração de ouro e prata; a principal mão de obra utilizada era a indígena, em regime compulsório de trabalho (mita e encomieda), embora houvesse tráfico de escravos para algumas regiões. Colonização Portuguesa: exploração do pau-brasil e, mais tarde, da lavoura açucareira. Quanto à mão de obra prevaleceu o escambo e, em seguida, a escravidão indígena, escravos trazidos da África. O processo de ocupação das terras portuguesas foi mais lento.

2.    Explique quando e como se iniciou a colonização inglesa da América do Norte. Identifique quem eram as pessoas que se dirigiam para lá. Iniciou-se no século XVII, com  fundação da Companhia de Comércio Britânica. Muitos colonos eram puritanos perseguidos ou pessoas empobrecidas com o processo de cercamento das terras comuns na Inglaterra que passaram a ser destinada a produção de lã.

3.    Identifique quais países colonizaram a América do Norte, além da Inglaterra, e que região cada um deles ocupou.  A Espanha (sul dos atuais Estados Unidos e México) e a frança (Quebec, no atual Canadá, e Louisiana). A Holanda fundou a cidade de Nova York, inicialmente chamada de Nova Amsterdã.

4.   Cite a principal atividade econômica colonial exercida no norte do atual Estados Unidos e o que impulsionou o seu desenvolvimento. A manufatura, impulsionada pelas trocas comerciais com as áreas do sul dos Estados Unidos e a região do Caribe.

5.    Com base na sua resposta, é possível afirmar que a colonização dessa região não tinha interesse mercantilista, como no resto da América? Por quê? Não. Assim como as metrópoles européias, essa região visava ao lucro e à acumulação ao iniciar as trocas comerciais com as demais colônias, exercendo o papel de uma metrópole dentro da América.

6.    Retome as fotos da seção Para começar e explique por que as populações negras e indígenas das Américas são ainda hoje marginalizadas. A marginalização dessas populações pode ser relacionadas á questão dos negros (escravismo) e à dos indígenas (extermínio em nome da expansão territorial e da defesa

 

11 comentários: