domingo, 4 de agosto de 2013

A revolução de 1930 e o governo Provisório

Fim da política café com leite
O pretexto para a tomada do poder
A Revolução de 1930
O governo provisório

Entre a ditadura e o governo constitucional
A assembelia constituinte
A Constituição de 1934
Integralistas e comunistas
Prepara-se o regime autoritário

A ditadura do estado Novo
À espera das eleições
O golpe que instituiu o estado Novo
O crescimento da economia brasileira
Estatização da economia
Nacionalização do petróelo
Organização sindical e leis trabalhistas
 O Brasil na Segunda Guerra Mundial
A renúncia de Vargas

 
1.     Redija um texto sintetizando a revolução Constitucionalista de 1932, destacando o local da revolta, as suas motivações e os resultados.
O movimento constitucionalista de 1932 ocorreu no estado de São Paulo, motivado pelas mudanças que a subida de Vargas do poder estabeleceu no jogo político no país, particularmente no papel secundário reservado á elites paulistas. Os revoltosos defendia a realização de eleições para a presidência da república, a saída do interventor nomeado pelo governo federal para governara o estado de São Paulo e, principalmente, a elaboração de uma nova Constituição para o país. Após três meses de conflito entre forças paulistas e o governo central, os rebeldes renderam-se. Mesmo vitorioso, o governo Vargas, em 1933, convocou eleições para a Assembleia nacional Constituinte, o que demonstrava a força da elite paulista no cenário político nacional.

2.     Com sua palavras, defina no caderno cada um dos termos a seguir.
a.     Plano Cohen: Suposto plano comunista para a tomada do poder. O plano serviu de alegação para Vargas manter-se no governo do país
b.     Aliança Liberal: Acordo, travado inicialmente entre mineiros e gaúchos, que faziam oposição à política federal na Primeira República
c.      Estado Novo: Regime ditatorial que vigorou no Brasil de 1937 até 1945, caracterizado pela suspensão dos direitos democráticos e das eleições que se realizariam em 1938.
d.     Intentona Comunista: revolta ocorrida no Brasil em 1935, que se restringiu às cidades de natal, Rio de janeiro e Recife, e tinha o objetivo de instaurar um governo comunista no país.

2 comentários: