domingo, 15 de agosto de 2010

Atividades - 7 º anos - Interpretação de textos

Questão 2. p. 132
Faça um quadro comparativo entre a expansão marítima portuguesa e a expansão marítima espanhola. Siga o roteiro


Questão 6


a- Que acontecimentos da nossa história é o tema central do texto? O desembarque da tripulação da esquadra de Cabral no Litoral da Bahia.
b- Em que século se deu esse acontecimento? Sécu XV.
c- Por que o autor, ao comentar o acontecimento, usa a expressão "pelo menos oficialmente"? Porque, segundo a versão oficial, os portugueses pisaram pela primeira vez nas terras americanas em abril de 1500. No entanto, há outra hipótese: a de que os portugueses já tinham conhecimento da existência do Brasil antes de 1500.

Questão 7
a-Qual a ideia central do texto? O papel singular das viagens portuguesas e espanholas no estabelecimento de um mercado mundial.
b-Quais feitos dos navegadores portugueses e espanhóis foram destacados pelo autor? O contorno da costa ocidental da África e do Cabo da Boa Esperança, a chegada às ilhas das especiarias e à costa do sul da China.
c-Em que séculos esses fatos ocorreram? Ocorreram nos séulos XV e no XVI
d- Segundo o autor, por que as viagens marítimas portuguesas e espanholas alteraram o curso da história? As viagens portuguesas e espanholas alteraram o curso da história porque interligaram os quatro continentes em um mercado mundial.

7 comentários:

  1. Nossa,me ajudou muito, pois eu tinha um temas de história para fazer... pois tinham umas perguntas em relação a um dos textos (viagens que tranformaram a história), e eu havia perdido o meu texto, relamente me ajudou bastante, Obrigada

    ResponderExcluir
  2. olá professora rosangela leite, olha estou com um motivo para lhe pedir um favor, eu moro em Rondônia, cidade jaru, sou cantor gospel, mes passado fui para santa catarina fazer um show, eu faltei 1 semana, e ai fikei com um monte de tarefas, e nao consigo achar nenhuma resposta, pedi ajuda a meus amigos, eles nao fizeram também, eu nao quero ser preguiçoso, mas quero com todo respeito se a senha pode me passar algumas respostas preciso muito, ficarei agradecido se fizer esse favor.sou do 7º ano.
    a tarefa é: página 60 exercicio 1,2,3,4 / página 63: exercicio 1,2,3,4, / página 65 exercicio: 1 / página 80 exercicio: 1,2,3,4,5, e 6 / isso é urgente, se a senhora poder fazer esse favor para mim, mande o mais rápido que puder, e se a senha poder fazer isso para mim posso até cantar uma bela musica para a senhora... obrigado.

    ResponderExcluir
  3. a tarefa é de história mesmo obrigado

    ResponderExcluir
  4. Olá professora Rosangela Leite, queria lhe pedir um favor, faltei varias aulas por motivo de febre alta, sou do 7º ano. Queria as respostas do livro: projeto arariba , página 31 Numero 1 e 2. Urgente .... Obrigado

    ResponderExcluir
  5. muito obrigado! Sempre que preciso é você que me ajuda!

    ResponderExcluir
  6. olá rosangela amei sua paginá otimas respostas é otimos textos

    ResponderExcluir
  7. amei tudo isso otima pagina para que possamos pesquisar otimos textos ♥♥♥

    ResponderExcluir