domingo, 8 de agosto de 2010

Hebreus, Fenicios e Persas

Hebreus
O povo hebreu, também foi chamados de israelita e de judeu, viveu na Palestina (onde hoje está Israel). A característica mais notável é que eles eram monoteístas, ou seja, só acreditavam num único deus. O livro religioso hebreu é a primeira parte da Bíblia, o Antigo Testamento. Esse livro fala da Criação, de Adão e Eva, e de vários heróis do povo judeus: Abraão, Davi, Sansão, Elias, Salomão, e o principal, Moises que liderou a fuga dos judeus do Egito. Mais tarde, a Palestina dói dominada pelos romanos e então o povo judeu se dispersou pelo mundo, indo viver no Oriente Médio e na Europa.
Fenícia
Os fenícios viviam onde hoje está o Líbano e a Síria, em lugares difíceis para a agricultura. Eram excelente marinheiros e grandes comerciantes. Fundaram Cartago, uma rica colônia no Norte da África. O alfabeto fenício foi o precursor do nosso alfabeto atual.
Pérsia
Os persas habitavam a região onde hoje está o Irã. Formaram um dos maiores impérios da antiguidades. O império era muito organizado, com funcionários que controlavam cada província (“os ouvidos e olhos do rei”). Os persas absorveram elementos das culturas dos povos que dominavam.

2 comentários: