terça-feira, 20 de junho de 2017

Atividades p. 121 – 6º ano

1. Observe os mapas 1 e 2 e responda


a) Qual é o assunto do mapa 1? O território da Mesopotâmia
b) Qual é o significado da palavra Mesopotâmia? Justifique sua resposta com base na observação do mapa 1. A palavra Mesopotâmia significa “terra entre rios”. O significado do nome se relaciona à posição geográfica da Mesopotâmia, localizada entre os rios Tigres e Eufrates.
c) Comparando os mapas 1 e 2, que país atual tem a maior parte do seu território onde era a Mesopotâmia? O Iraque
d) Escreva um pequeno texto sobre a importância desses rios para os povos mesopotâmicos. Os povos mesopotâmicos aproveitavam as águas do Tigre e do Eufrates para irrigar a terra, praticar a agricultura e, assim, como o tempo foram se fixando nas proximidades desses rios e construindo vilas, cidades, reinos e impérios.

5. Sobre a política na Mesopotâmia, responda
a) Havias um governo único para todas as cidades? Não; na Mesopotâmia cada cidade possuía seu próprio governo; as cidades eram independentes entre si, daí serem chamadas de cidades-Estado.
b) Quem governava as cidades-Estados? Cada uma era governada por um rei, que era o chefe militar e, por vezes, o principal sacerdote.
c) Na Mesopotâmia, os laços entre política e religião eram estreitos. Explique. O rei era visto como servidor do deus da cidade e, como tal, tinha direito a maior parte das terras e dos bens oferecidos ao deus ou obtidos nas guerras

6. A escrita possibilitou à humanidade armazenar e transmitir experiências. Sobre a invenção da escrita na Mesopotâmia, responda.
a) O que motivou a sua invenção? A escrita nasceu da necessidade de se resolver problemas práticos, como registrar as informações sobre uma colheita, os prejuízos causados por uma inundação.
b) Quem, provavelmente, a inventou? Os sacerdotes sumérios
c) Os exemplos a seguir foram retirados da escrita pelos sumérios.
c) Os exemplos a seguir foram retirados da escrita pelos sumérios.

Note que, para escrever a palavra “Sol”, eles desenhavam algo parecido com um círculo. Como você imagina que lês escreviam a palavra ‘Estrela”? Para escrever a palavra “beber”, eles juntavam boca e água. Como será que eles escreviam a palavra “comer”? Como você chegou a essa conclusão
Na Mesopotâmia, inicialmente, a escrita era pictográfica. Para escrever a palavra “estrela”, por exemplo: * . Já a palavra “comer” era a junção de      (boca) +      (pão). Com o passar do tempo, o desenho passou a significar “correr”. Esse tipo de escrita é chamada de iconográfica.

Um comentário: