quinta-feira, 15 de junho de 2017

Atividades p. 146 – 8º ano

1. Em 1789, dez anos depois do início da Revolução francesa, lia-se no jornal francês Le Moniteur o seguinte comentário:
            A França deseja qualquer coisa de grande e durável. [...] deseja que seus representantes sejam conservadores pacíficos, e não inovadores turbulentos. Quer, enfim, colher o fruto de dez anos de sacrifícios.
A qual grupo social essas ideias podem ser associadas?
Naquele momento histórico essas ideias podem ser associadas aos interesses da burguesia.

2. Monte uma ficha com as realizações do governo de Napoleão durante o Consulado nas áreas da economia, educação e direito.
Economia
·        Confiscou e legalizou a distribuição de terras feitas a milhões de camponeses durante a Revolução Francesa.
·        Mandou drenar pântanos, construir estradas e pontes, facilitando o transporte e diminuindo o preço dos alimentos vendidos nas cidades.
·        Criou o Banco da França, por meio do qual controlava a emissão de papel-moeda, evitava a inflação, emprestava dinheiro à industria e ao comércio.
Educação
·        Fundou escolas de Ensino Fundamental
·        Criou escolas para a formação de professores em Paris
Direito
·        Elaborou o Código Civil Napoleônico, o qual serviu de modelo para diversos países inclusive o Brasil

4. Sobre a rivalidade entre a França e a Inglaterra no início do século XIX responda:
a) Como Napoleão reagiu à Inglaterra, ao ser derrotado pelos ingleses em 1805? Napoleão Bonaparte decretou o Bloqueio Continental, em 1806, segundo o qual nenhum país europeu poderia mais comerciar com a Inglaterra ou receber navios ingleses em seus portos.
b). O que ele pretendia com isso? Napoleão pretendia enfraquecer a economia da Inglaterra e, em seguida, conquistá-la.
c). Esse plano deu certo? Inicialmente o plano parecia ter dado certo, mas logo se soube que os produtos ingleses continuavam entrando na Europa por diversos portos, inclusive por Portugal.

Vozes do passado
Leia o texto com atenção
Bloqueio Continental de 1806 -1807
[...]temos decretado e decretamos o que segue:
Artigo 1º As ilhas Britânicas são declaradas em estado de bloqueio.
Artigo 2º Qualquer comércio e qualquer correspondência com as Ilhas Britânicas ficam interditados [...]
Artigo 4º Qualquer loja, qualquer mercadoria, qualquer propriedade pertencente a um súdito da Inglaterra será declarada boa presa [...]
Artigo 8º Qualquer embarcação que, por meio de uma declaração, transgredir a disposição acima, será apresada e navio e sua carga serão confiscados como se fossem propriedade inglesa.
Napoleão
BONAPARTE, Napoleão. Bloqueio Continental
a). Quem é o responsável pelo texto e que posição ele ocupava na época? O responsável pelo texto é Napoleão, então imperador da frança.
b). Resuma com suas palavras o conteúdo do documento. Proibia os países europeus de comerciar com a Inglaterra ou receber navios ingleses em seus portos.
c). Qual o significado de “Boa  presa” no texto? No texto, “boa presa” que dizer aquilo que, por ser valioso, podia ser apreendido (tomado). Assim, parte do decreto de 1880, os franceses poderiam confiscar loja, mercadoria ou propriedade pertencente à Inglaterra.
d). O documento contém uma ameaça explícita dirigida aos países que desobedecerem ao Bloqueio? Se sim, reproduza-a no caderno. “Artigo 8º Qualquer embarcação que, por meio de uma declaração, transgredir a disposição acima, será apresada e navio e sua carga serão confiscados como se fossem propriedade inglesa.”
e). com que intenção Bonaparte decretou o Bloqueio Continental? Napoleão pretendia enfraquecer a Inglaterra para, em seguida, conquistá-la.

f). O bloqueio econômico é uma estratégia que continua sendo usada hoje em dia? Exemplifique. Sim. Exemplo disso é o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos a Cuba.

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