2. No caderno. Preencha o quadro abaixo com as contribuições
de cada elemento:
O uso da Charrua 
 | 
  
Possibilitava
  revolver a terra devido ao arado com rodas que possui uma relha de ferro. 
 | 
 
Rotação trienal  
 | 
  
Permitia o descanso
  do solo e garantia duas colheitas. 
 | 
 
Atrelamento do cavalo pelo peito 
 | 
  
Colaborava para
  tornar mais eficiente a aragem da terra 
 | 
 
Aprimoramento e difusão dos moinhos 
 | 
  
Possibilitava o
  aumento da velocidade e da qualidade da moagem do trigo 
 | 
 
3. Leitura de gráfico.
a.      O que o gráfico
mostra? O crescimento da população entre os
anos 800 e 1300
b.      Em que século a
população aumentou mais? No século XVIII
c.      No título do
gráfico há a palavra “estimativa”; o isso significa? Estimativa significa cálculo aproximado; na época não
havia censo populacional como os de hoje em dia.
4. Observe o mapa da página 119 com atenção
Com base no que você estudou no capítulo:
a. Dê outro título
ao mapa. Rotas comerciais europeias (séc.
XIV)
b. Identifique as
duas principais rotas terrestres que ligam o sul ao norte da Europa (a cidade
de onde partiam e a cidade em que chegavam).Uma
delas ligava Gênova a Bruges, passando pelas feiras da região de Champagne, na
França; e a outra ligava Veneza a Hamburgo.
c. Por que a área
comercial de Champagne aparece em destaque? Porque,
na época, esta região reunia um grande número de importantes feiras.
d. O que eram as
feiras medievais representadas no mapa? Eram
eventos que duravam de 15 a 60 dias, aconteciam uma ou duas vezes por ano e
reunia mercadores de várias partes do mundo.
5. Leia com atenção a letra da canção “Burguesinha” que faz
parte do álbum América Brasil, do cantor
seu
Jorge.
Burguesinha
Vai no cabeleireiro
No esteticista
Malha o dia inteiro
Vida de artista
No esteticista
Malha o dia inteiro
Vida de artista
[...]
Vai pra balada
Dança bate estaca
Com a sua tribo
Até de madrugada
Dança bate estaca
Com a sua tribo
Até de madrugada
[...]
Burguesinha, burguesinha,
burguesinha, burguesinha, burguesinha
Tem o que quer
[...]
Tem o que quer
[...]
. 
O termo “burguesinha” esta associado a um grupo social
surgido na Idade Média.
a.      Que grupo é esse? A Burguesia
b.      Como esse grupo
era formado? Era formado por comerciantes,
donos de manufaturas e banqueiros, enfim, pessoas enriquecidas com o comércio,
a troca de moedas e a manufaturas. Com o tempo, o termo “burguês” passou a
significar também “pessoa rica”.
c.      Por que o cantor
refere-se à personagem da letra como “burguesinha”? a personagem leva uma vida rica, cheia de regalias. A palavra
“burguês” continua sendo utilizada para designar “pessoa rica”.
d.      Que paralelos
podemos traçar entre a personagem da música e os burgueses medievais? O acesso aos bens materiais e a uma vida confortável. Assim
como os burgueses medievais a personagem da canção “tem o que quer”.
8. Elabore uma
ficha sobre as cruzadas seguindo o roteiro.
Cruzadas 
 | 
 |
Como
  começaram 
 | 
  
Em 1071, os turcos de religião muçulmana
  conquistaram Jerusalém e proibiram os cristãos de visitar o túmulo de Jesus. Reagindo
  a isto, em 1095, o papa Urbano II convocou os cristãos para uma guerra contra
  os “infiéis”, a fim de reconquistar a Terra Santa 
 | 
 
O
  que eram 
 | 
  
As cruzadas eram expedições militares que
  partiram da Europa, entre o século XI e XIII, a fim de combater os muçulmanos
  no Oriente. 
 | 
 
Por
  que receberam esse nome 
 | 
  
Porque os participantes das cruzadas
  consideravam-se “ marcados pelo sinal da cruz” e por isso bordavam uma cruz
  na roupa; daí o nome cruzadas. 
 | 
 
Quem
  participou das cruzadas 
 | 
  
Pessoas de várias origens e condições
  sociais: nobres, camponeses, comerciantes, mendigos, idosos, crianças entre
  outros. 
 | 
 
Principais
  mudanças ocasionadas pelas cruzadas 
 | 
  
a) o aumento do comércio entre o Ocidente
  e o Oriente e entre várias regiões da Europa; 
b) a maior participação dos europeus,
  especialmente os italianos, no rico comércio de especiarias e artigos de luxo
  orientais pelo mar Mediterrâneo; 
c) o enfraquecimento da nobreza
  guerreira, que se endividou e perdeu parte de seus membros nas Cruzadas; 
d) a intensificação do comércio de curta
  e de longa distância, o que contribuiu para a prosperidade dos comerciantes
  europeus e suas cidades. 
 | 
 


e as questões 6 e 7 ?
ResponderExcluirvdd ;-;
Excluirvdd ;-;
ExcluirKD a 6 e 7
ResponderExcluirObrigada!
ResponderExcluirObgadão
ResponderExcluirConsegui fazer 10 pontos
ResponderExcluir;-; ahh obrigado mais eu precisava da 6 e 7 help
ResponderExcluirObg por facilitar para mim
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirObrigado
ResponderExcluirE a sexta questão?
ResponderExcluirSite ótimo
ResponderExcluirParabéns me ajudou mt continue fazendo isso professora fica com Deus amo a senhora viu!!♡♡
ResponderExcluirObrigado,muito bom,vai me ajudar muito.
ResponderExcluirE as questão 7 e 9
ResponderExcluirMt obgd me ajudou muitooooo
ResponderExcluirParabéns professora ✌️❤️💯 queria estudar vc 🤣🤣
ResponderExcluirsobre as feiras medievais avalie as alternativas e escreva em seu caderno v para as verdadeiras f para as falsas
ResponderExcluirMuito útil...
ResponderExcluirMe ajudou muito boy
ResponderExcluirObrigada 👍 👍 vc e dimais
ResponderExcluirVc e uma pessoa incrível!! Vc merece muito agradecimento
ResponderExcluirmuito bom sério adorei 😃
ResponderExcluirKD as 6,7e9?
ResponderExcluirOtimo
ResponderExcluirFaltou as questões 6 e 7
ResponderExcluirPara bens
ResponderExcluirAmei PARABÉNS por essas atividades
ResponderExcluirOii
ResponderExcluirTop gostei
ResponderExcluirAmei
ResponderExcluir