sexta-feira, 26 de maio de 2017

Atividades p. 133 – 7º ano

2. No caderno. Preencha o quadro abaixo com as contribuições de cada elemento:
O uso da Charrua
Possibilitava revolver a terra devido ao arado com rodas que possui uma relha de ferro.
Rotação trienal
Permitia o descanso do solo e garantia duas colheitas.
Atrelamento do cavalo pelo peito
Colaborava para tornar mais eficiente a aragem da terra
Aprimoramento e difusão dos moinhos
Possibilitava o aumento da velocidade e da qualidade da moagem do trigo

3. Leitura de gráfico.

a.      O que o gráfico mostra? O crescimento da população entre os anos 800 e 1300
b.      Em que século a população aumentou mais? No século XVIII
c.      No título do gráfico há a palavra “estimativa”; o isso significa? Estimativa significa cálculo aproximado; na época não havia censo populacional como os de hoje em dia.

4. Observe o mapa da página 119 com atenção
Com base no que você estudou no capítulo:
a. Dê outro título ao mapa. Rotas comerciais europeias (séc. XIV)
b. Identifique as duas principais rotas terrestres que ligam o sul ao norte da Europa (a cidade de onde partiam e a cidade em que chegavam).Uma delas ligava Gênova a Bruges, passando pelas feiras da região de Champagne, na França; e a outra ligava Veneza a Hamburgo.
c. Por que a área comercial de Champagne aparece em destaque? Porque, na época, esta região reunia um grande número de importantes feiras.
d. O que eram as feiras medievais representadas no mapa? Eram eventos que duravam de 15 a 60 dias, aconteciam uma ou duas vezes por ano e reunia mercadores de várias partes do mundo.

5. Leia com atenção a letra da canção “Burguesinha” que faz parte do álbum América Brasil, do cantor


seu Jorge.
Burguesinha


Vai no cabeleireiro
No esteticista
Malha o dia inteiro
Vida de artista
[...]
Vai pra balada
Dança bate estaca
Com a sua tribo
Até de madrugada
[...]
Burguesinha, burguesinha, burguesinha, burguesinha, burguesinha
Tem o que quer
[...]


.
O termo “burguesinha” esta associado a um grupo social surgido na Idade Média.
a.      Que grupo é esse? A Burguesia
b.      Como esse grupo era formado? Era formado por comerciantes, donos de manufaturas e banqueiros, enfim, pessoas enriquecidas com o comércio, a troca de moedas e a manufaturas. Com o tempo, o termo “burguês” passou a significar também “pessoa rica”.
c.      Por que o cantor refere-se à personagem da letra como “burguesinha”? a personagem leva uma vida rica, cheia de regalias. A palavra “burguês” continua sendo utilizada para designar “pessoa rica”.
d.      Que paralelos podemos traçar entre a personagem da música e os burgueses medievais? O acesso aos bens materiais e a uma vida confortável. Assim como os burgueses medievais a personagem da canção “tem o que quer”.

8. Elabore uma ficha sobre as cruzadas seguindo o roteiro.
Cruzadas
Como começaram
Em 1071, os turcos de religião muçulmana conquistaram Jerusalém e proibiram os cristãos de visitar o túmulo de Jesus. Reagindo a isto, em 1095, o papa Urbano II convocou os cristãos para uma guerra contra os “infiéis”, a fim de reconquistar a Terra Santa
O que eram
As cruzadas eram expedições militares que partiram da Europa, entre o século XI e XIII, a fim de combater os muçulmanos no Oriente.
Por que receberam esse nome
Porque os participantes das cruzadas consideravam-se “ marcados pelo sinal da cruz” e por isso bordavam uma cruz na roupa; daí o nome cruzadas.
Quem participou das cruzadas
Pessoas de várias origens e condições sociais: nobres, camponeses, comerciantes, mendigos, idosos, crianças entre outros.
Principais mudanças ocasionadas pelas cruzadas
a) o aumento do comércio entre o Ocidente e o Oriente e entre várias regiões da Europa;
b) a maior participação dos europeus, especialmente os italianos, no rico comércio de especiarias e artigos de luxo orientais pelo mar Mediterrâneo;
c) o enfraquecimento da nobreza guerreira, que se endividou e perdeu parte de seus membros nas Cruzadas;
d) a intensificação do comércio de curta e de longa distância, o que contribuiu para a prosperidade dos comerciantes europeus e suas cidades.




Um comentário: