Atividades p. 22 6º ano
Retomando
1. Observe as imagens abaixo.O que se perceber ao compara a
imagem 1 com a imagem 2?
Imagem
2: foto colorida, classe mista, com meninos e meninas, a existência de um
projetor multimídia como suporte aos desenvolvimento da aula.
2. Observe as fotografias a seguir com
atenção. O que há em comum entre elas?
Tanto na fotografia 1 quanto na 2, as crianças estão brincando de pega-pega, mas as imagens são de épocas diferentes; note que essa brincadeira continua sendo praticada hoje em dia.
3. A
atividade 1 mostra imagens de mudanças ocorridas ao longo do tempo; já a
atividade 2 apresenta um exemplo de brincadeira que, mesmo com o passar dos
anos, continua sendo praticada.
a) Afinal, o que a
História estuda? A História estuda as
mudanças e as permanências ocorridas nas sociedades humanas ao longo do tempo
b) Observe o lugar
onde você mora e procure na paisagem algo que mudou e algo que continua como
era antes. Anote no caderno a mudança e a permanência. Pessoal
4- Copie
a ficha a seguir em seu caderno, e complete-a explicando o significado de:
Mudanças
|
Transformações
|
Permanências
|
O que não se
modifica, mesmo quando passa o tempo.
|
Historiador
|
Profissional
que escreve sobre o passado e o presente com base em fontes históricas.
|
Fontes históricas
|
Todos os
vestígios ou pistas deixadas pelos seres humanos na sua passagem pela terra.
|
Sujeito histórico
|
Todos nós
(pessoas: eu, você, seus pais, professores...) grupos: dos idosos, dos
artesãos, das mulheres etc.; instituições: a igreja, a câmara dos deputados,
o Exército etc.).
|
5. Como
vimos, o historiador utiliza todos os vestígios disponíveis para produzir o conhecimento
histórico. Esses vestígios são as fontes históricas, que podem ser escritas,
visuais, orais e materiais. Observe as fontes históricas a seguir e
classifique-as.
1. fonte material – 2. Fonte material – 3. Fonte
escrita – 4 fonte visual – 5. Fonte oral – 6. Fonte visual.
agora eu comsigo pasar da provas de amanha colando
ResponderExcluir