domingo, 22 de março de 2015

Atividades p. 26 – 8º ano



1.      Redija com as palavras abaixo, um pequeno texto sobre a crise da economia portuguesa no século XVI.
Monopólio, açúcar, holandeses, Antilhas, conselho Ultramarino, Companhia Geral de Comércio do Brasil, Companhia de Comércio do estado do Maranhão, Revolta de Beckman, Guerra dos Mascates.
 Em meados do século XVII, a produção açucareira nordestina passou a concorrer com o açúcar produzido nas Antilhas pelos holandeses, atingindo duramente a economia portuguesa. Para aumentar o controle sobre a colônia, a Coroa lusa criou, em 1642, o Conselho Ultramarino, que estabelecia o monopólio comercial sobre diversos produtos da colônia, como o tabaco. A metrópole criou, ainda, companhias de comércio, como a Companhia Geral de Comércio do Brasil (1649) e a Companhia do Estado do Maranhão (1682). O aumento do controle metropolitano na América portuguesa gerou uma série de revoltas, como a Revolta de Beckman e a Guerra dos Mascates.

2.       Responda ás questões sobre a revolta de Beckman e a Guerra dos masctes.
a.      Quando e onde ocorreram esses movimentos?  Revolta de Beckman: 1684 – 1695, Maranhão. Guerra dos Mascates: 1710 – 1711, Pernambuco
b.      Quais foram os grupos sociais envolvidos em cada movimento? Revolta Beckman: proprietários de terra do Maranhão, de um lado, e Coroa portuguesa, membros da Companhia Geral do comércio do Maranhão e jesuítas de outro. Guerra dos Mascates: proprietários de terra (fazendeiros) de Olinda, de um lado, e comerciantes de Recife de outro.
c.      Que interesses entraram em conflito? Revolta Beckman: os proprietários de terra exigiam o cumprimento do acordo feito pela Companhia de Comércio do Maranhão e afastar a influência jesuíta da região, enquanto a Coroa portuguesa visava manter a ordem. Guerra dos Mascates; os comerciantes de Recife exigiam participação no governo local e autonomia em relação a Olinda, enquanto os proprietários de Olinda desejavam manter seu domínio político sobre Recife.
d.      O domínio colonial português foi questionado em algum dos movimentos? Justifique. Não. No Maranhão, os revoltosos questionavam o monopólio da Companhia do Comércio do maranhão e a influência dos jesuítas. Em Pernambuco, as camadas dominantes de Olinda e de Recife lutavam pelo controle do poder político local. Entretanto, nenhum dos movimentos propôs a ruptura com Portugal.
Aplicar
Analise o documento a seguir sobre a situação da economia portuguesa no final do século XVII e responda ás questões.
A economia portuguesa dependia sobretudo da reexportação do açúcar e tabaco brasileiros, e da exportação dos produtos portugueses – sal, vinhos e frutas – para pagar as importações de cereais, tecidos e outros produtos manufaturados. O valor dessas exportações nunca foi suficiente para pagar o das importações; e a situação da balança de pagamentos portuguesa tornou-se cada vez mais crítica com o aparecimento da produção açucareira das Índias Orientais Inglesas e francesas que começou a competir com a brasileira, mais antiga.
Livro Projeto Araribá p. 26 – 3ª edição
a.      Qual era a situação econômica de Portugal na segunda metade do século XVII? Na segunda metade so século XVII, as finanças do estado português encontravam-se em profundo desquilíbrio, e uma grave crise econômica atingia a metrópole. A concorr~encia do açúcar produzido nas Antilhas diminuiu ainda mais o preço do produto no mercado. Além disso, o Estado assumiu muitas dívidas para financiar uma nobreza que vivia às custas da Coroa e uma numerosa burocracia. Também faltava pessoal técnicos, que poderia exercer atividades mais qualificadas na metrópole e minimizar a importância da exploração colonial. A situação agravava-se porque partes importantes do Império Português foram perdidas após o fim fa União Ibérica.
b.      Segundo o texto, quais eram os principais produtos importados e exportados por Portugal? Os principais produtos importados eram cereais, tecidos e produtos manufaturados. A metrópole exportava açúcar e tabaco, provenientes da colônia americana e sal, vinho e frutas do próprio território.
c.      Por que a metrópole não conseguia equilibrar sua balança comercial? O que contribuiu para o agravamento dessa situação?  Portugal não conseguia equilibrar sua balança comercial porque os valores dos produtos produzidos e cultivados no país eram inferiores aos dos produtos importados. Além disso, as quantidades comercializadas dos produtos portugueses não eram suficientes para compensar essa diferença de valores. De acordo com o autor do texto, a situação agravou-se porque a produção açucareira na Índias Orientais inglesas e francesas começou a competir com o açúcar produzido por Portugal em sua colônia na América.
d.      Cite algumas medidas tomadas pela Coroa portuguesa para reverter esse quadro de crise econômica. Para garantir seu lucros, a Coroa portuguesa uma série de reformas administrativas e reorganizou a exploração comercial da colônia. As principais medidas foram o aumento de impostos sobre os produtos importados e a proibição do comércio direto com os holandeses; a transação deveria passar, antes, pela metrópole.

2 comentários:

  1. A Revolta de Beckman ocorreu entre os anos de 1684 e 1685... falha na digitação... Exercícios excelente professora.... Parabéns....

    ResponderExcluir