segunda-feira, 23 de março de 2015

Atividades p. 31 -8º ano




1.       Responda às questões a seguir.
2.       
a.      Explique a importância da pecuária para a expansão da América portuguesa.
A colonização portuguesa na América portuguesa caracterizou por ter se concentrado nas regiões costeiras. Uma das conseguências desse tipo de colonização foi a pulverização das áreas povoadas, sem integração entre elas. Quando as criações de gado começaram a se espalhar pelo interior da colônia, novas regiões chamadas de “sertões” começaram a ser colonizadas e povoadas. As atividades mineradoras intensificaram o processo de colonização do interior. Graças ao comércio de gado de gado surgiram diversos núcleos urbanos, rotas e estradas, que proporcionaram contato entre as regiões distantes e o enriquecimento de uma parte da população, em especial os fazendeiros e os comerciantes.
b.      Nos séculos Xvi e XVII, a pecuária tinha a mesma importância econômica que nos dias de hoje? Justifique.
Não. Nos século XVI e XVII, a principal atividade econômica do Brasil era a venda de açúcar para o mercado internacional. A criação de gado bovino era uma atividade secundária, que servia de aporte para outras atividades produtoras e garantia a subsistência dos colonos. Atualmente, a pecuária é uma das principais atividades econômicas do Brasil. A exportação movimenta milhões de dólares ao ano.
c.      Atualmente, quais são as principais inovações tecnológicas utilizadas na pecuária bovina? Que benefícios elas trazem para os rebanhos?
Nos dias de hoje se empregam técnicas de melhoramento genético, inseminação artificial e monitoramento constante dos rebanhos por meio de chips eletrônicos. O melhoramento genético contribui para o aperfeiçoamento das raças e dos produtos derivados do gado bovino. Por exemplo, a seleção de determinadas características genéticas permite aos criadores escolherem o que desejam produzir no rebanho, como animais mais resistentes a doenças e com peso maior do que a média. O rastreamento é outra inovação que aumenta a qualidade e o preço da mercadoria. Com o rastreamento é possível identificar o paradeiros do animal e conhecer seu histórico de vacinação, bem como os tratamentos aos quais foi submetido.

3.      Descreva a pintura da fonte 1, destacando o papel do gado na cena
A imagem é um detalhe da representação de um engenho de açúcar no Nordeste , pintado pelo holandês Frans Post. Na cena, há duas construções. A da direita, um edifício de dói pavimentos e várias janelas, parece ser a fábrica do açúcar, na frente, há alguns feixes de cana espalhados no chão e um trabalhador negro puxando um carro de bois. A construção da esquerda, de um dos pavimentos, pode ser uma senzala ou uma espécie de depósito para armazenar produtos. Na frente, há também vários trabalhadores negros. O gado está a serviço da atividade principal, que é a produção de açúcar. Ele esta sendo utilizado como anima de tração.
4.      Observe o mapa da fonte 2 e identifique as principais áreas de criação de gado na colônia.
Terras do sul da colônia, áreas próximas à região mineradora de Mians gerais, Mato grosso, Goiás e áreas do Nordeste. O gado cumpriu um papel muito importante na comunicação entre as capitanias. Os caminhos comerciais traçados no mapa mostram a ligação das áreas açucareira e dos centros de criação de gado no Nordeste com as vilas mineiras; as trocas entre as áreas de pecuária e as de mineração de Goiás  e Mato Grosso; e as rotas ligando a produção bovina do sul às feiras de gado de São Paulo e os centros consumidores das vilas mineiras. A conclusão é que a criação de gado e de seus derivados contribuíram para romper o isolamento entre as capitanias e para ampliar o território da América portuguesa.

5.      Observe a fotografia da fonte 3 e responda.
a.      Quais são as conseguências da degradação dos solos para o meio ambiente?
Um solo degradado fica suscetível à ação dos ventos e das chuvas e pode sofrer grandes modificações. Os sedimentos que compõem o solo poder ser facilmente levados para o curso de rios e causar assoreamento e enchentes. Em regiões altas, a erosão pode provocar deslizamentos de terras e causar tragédias de grandes proporções. Além disso, pequenos organismos vivos como bactérias, insetos e minhocas, podem ser mortos, o que compromete a fertilidade do solo e a biodiversidade da região.
b.      De que forma a pecuária contribui para agravar o problema?
O pisoteio do gado destrói a forragem vegetal do solo, que fica exposto à ação dos ventos e da chuva. Além disso, o gado também pode compactar o solo, o que impede a absorção da água e dos nutrientes de forma adequada.
c.      Que soluções podem ser adotadas no manejo do rebanho bovino para minimizar os impactos ambientais no solo?
Quando se pratica a pecuária extensiva, pode–se incentivar o reflorestamento dos pastos, ação que auxilia a manter a cobertura vegetal dos campos, além de fornecer sombra para o rebanho em períodos de calor intenso. Também se pode aplicar a rotação de pastos, ou seja, o descanso dos campos por um determinado período, para que se recupere a cobertura vegetal.

6.      Analise a fonte 4 e responda.
a.      Que críticas aos rodeios são feitas por entidades de proteção aos animais?
Entidades de proteção aos animais, como a Uipa (União Internacional Protetora dos Animais) afirma que touros e cavalos sofrem maus-tratos nos rodeios. Nas provas de montaria, as coradas são amarrados na parte genital dos animais, parte bastante sensível, o que causa dor.
b.      Quais são os argumentos utilizados por pessoas que defendem os festejos?
Defensores afirmam que não há maus-tratos nos rodeios, especialmente no de Barretos, que possui grande público e r4epercussão internacional. Segundo o organizador do evento, foi criado um centro de estudos que avalia o comportamento dos animais antes durante e depois das provas. Além disso, é importante lembrar que muitas pessoas favoráveis à existência dos rodeios alegam que eles são práticas culturais tradicionais, que devem ser preservadas, e negócios rentáveis para as cidade que sediam os eventos

3 comentários:

  1. Muito bom professora obrigada amei ajudou muito no meu trabalho e aprendi bastante coisa com suas repostas. obrigada pela ajuda bjjjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigado me ajudou muito com a tarefa.... ;)

    ResponderExcluir
  3. atividade da pag 33

    ResponderExcluir