terça-feira, 29 de abril de 2014

Um problema- 9º ano p. 93

Um problema
Depois da Revolução
Os textos a seguir demonstram visões diferentes sobre o regime de Stalin. O primeiro é assinado por Victor Serge (1890-1947), vítima da repressão stalinista. O segundo é uma poesia apresentada nas comemorações do sexagenário aniversário de Stalin, em dezembro de 1939.
Texto 1
“Esta é a origem da terrível crise política iniciada entre 1938 e 1939, no decorrer da qual o ditador da democracia empenha-se em liquidar, um após outro, o antigo partido da revolução e da guerra civil {...}. os bolchevistas mais conhecidos morreram fuzilados, depois de monstruosos processos onde até mesmo seu próprio devotamento, habilmente manipulado por uma inquisição, foi usado para desonrá-lo, mediante falsas confissões. Outros, menos célebres, morreram, ás centenas e milhares, fuzilados em processo. Os abscuros participantes da revolução [...] lotam os campos de concentração, enquanto uma constituição dita” democrática’ é outorgada ao país pelo chefe.”
SERGE, Victor. O ano I da Revolução Russa.
São Paulo:  Ensaio, 1993. p. 23.
Texto 2


“Moscou dorme. No silêncio da noite,
Desta noite longa e silenciosa,
Apenas Stalin não dorme.
Stalin está pensando em nós...

Além das colinas, além das casas,
Em sua natal Kichak (aldeia da Ásia Cetral),
Um rapaz vigia o rebanho.
Stalin sabe tudo também sobre nós...”


Satin (1939). In: HOBSBAWM, Eric (org.).
História do marxismo: o marxismo na época da Terceira
Internacional – a URSS, da construção do socialismo ao s
stalinismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. p. 271. v. 7
Questões
1.       Como o texto 1 apresenta o governo de Stalin na União Soviética? O governo de Stalin, especialmente entre 1936 e 1939, é apresentado como uma ditadura sangrenta, que perseguiu, encarcerou ou eliminou fisicamente todos os opositores da Revolução de Outubro e da Guerra Civil. Os processos de Moscou são descritos como uma farsa judicial para desmoralizar os legítimos combatentes e assegurar o controle absoluto de Stalin na União Soviética
2.      A poesia Stalin expressa a mesma visão sobre o regime soviético? Explique.  Não, a poesia, encomendada pelo governo, enaltece a figura de Stalin, descrito como o guardião da União Soviética e protetor de todo o povo. A poesia traduz o culto à personalidade de Stalin, campanha de devoção do grande líder que se propagou no país durante o regime stalinista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário