terça-feira, 29 de abril de 2014

Discutindo o História - 9º B Auxiliadora paiva

Desde o século XIX, as teorias socialistas ganhavam forças em diversas regiões do mundo. Em 1917, seguidores dos socialistas revolucionários Karl Marx e Friedrich Engels lideraram uma revolução na Rússia e ali criaram a tão sonhada sociedade socialista.
1.      Ao iniciar o estudo da Revolução Russa, procure em dicionários e enciclopédias o significado dos termos socialismo, capitalismo, proletário e burguesia e registre-os no seu caderno.
Socialismo: doutrina que propõe a igualdade social e a transformação da sociedade, pregando a abolição da propriedade privada dos meios de produção e a implantação da propriedade coletiva.
Capitalismo: sistema social em que os meios de produção constituem propriedade privada e pertencem a capitalistas
Proletário: classe social formada por trabalhadores que vivem de seus salário.
Burguesia:  classe social formada pelos proprietários dos meios de produção nas sociedades capitalistas
2.      Outra teoria política importante surgida na século XIX foi a anarquista. Faça uma pesquisa sobre essa teoria e destaque alguns de seus pensadores mais importantes.
O anarquismo é uma doutrina que rejeita o princípio da autoridade política e sustenta que a ordem social é possível sem essa autoridade. Existe um anarquismo individualista que defende a pequena propriedade, e um anarquismo socialista, que defende uma sociedade sem proprietários. Entre os pensadores anarquistas mais importantes, destacam-se o francês Pierre-Joseph Proudhon e os russos Poirt Aleseivitch kropotkin e Mikhail Bskunin.
3.      Agora, faça uma comparação entre socialismo e anarquismo.

Anarquismo: contra a propriedade privada, pela supressão do estado. Socialismo contra a propriedade privada e por um estado dos trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário