terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Atividades: p. 58 - 9º ano


Organize o Conhecimento

1.      Em seu caderno, copie e complete o quadro a seguir sobre a Constituição de 1891.

Constituição de 1891
Sistema e forma de governo
República presidencialista
Regras para o voto
Direito de voto para os maiores de 21 anos. Não mencionava as mulheres. Excluía analfabetos, mendigos e praças.
Direitos dos estados
Adquiriam relativa autonomia, com a possibilidade de estabelecer as próprias leis, que previam, entre outras coisas, a possibilidade de poder contrair empréstimos no exterior e organizar força militar própria.
Religião
Estabeleceu-se a liberdade de culto e a separação entre a Igreja e o Estado.
Ensino
Estabeleceu-se o ensino laico nas instituições de ensino.


2.      Escreva o significado dos conceitos a seguir em seu caderno

a.      República da Espada: Nome do primeiro período do regime republicano no Brasil, que se caracterizou pela chefia dos militares na presidência da república.

b.      Política dos governadores: Aliança política entre o governo federal e os governos estaduais. Em troca do apoio dos estados, o governo federal se comprometia a não reconhecer a vitória dos candidatos da oposição à Câmara federal. Para isso criou a Comissão de Verificação dos Poderes, que se encarregava de vetar os candidatos da oposição vitoriosos nas eleições.

c.      Política do café com leite: Aliança entre paulistas e mineiros na política nacional durante boa parte da Primeira República

d.      República das Oligarquias: Período da república brasileira em que o poder político esteve nas mãos de um grupo pequeno de pessoas poderosas, os grandes proprietários rurais.

3.      Estabeleça relações entre a política dos governadores e o coronelismo durante a chamada República das Oligarquias.

O presidente Campos Salles criou o arranjo conhecido como política dos governadores com o objetivo de diminuir os conflitos entre o poder da União e os governadores dos estados. Em troca do apoio político os governadores dos estados, o poder central protegia os governadores de seus opositores, fazendo a chamada “degola” desses últimos. O sucesso dessa política dependia do fortalecimento do poder local. Os grandes latifundiários de cada município dominavam a política local, ou seja, o voto da população mais pobre, tendo em vista que o voto não era secreto. Esse processo se dava em troca de favores oferecidos ou mesmo de ameaças feitas por líderes locais para controlarem o poder. A política dos governadores fortaleceu, portanto, o poder dos coronéis.



Aplicar
4.      A revista Careta é uma publicação que circulou no Brasil na primeira metade do século XX e se tornou um importante registro de aspectos econômicos, políticos e sociais desse período. Observe a charge ao lado, publicada na revista, para responder às questões.
a.      Que aspecto da política nacional da década de 1920 o artista representou na imagem? A política do café com leite.
b.      Quais podem ter sido as intenções do autor ao criar essa charge? o autor criou essa charge para criticar a aliança política entre os estados de Minas Gerais e São Paulo, os maiores colégios eleitorais da Primeira República. Esse arranjo deixava representantes de outros estados como Bahia e Paraná fora da presidência da república.
c.      Que elementos o artista utilizou para reforçar sua ideia? O autor representou os estados de MG e SP no alto de uma montanha, cada um de um lado de um banco, espécie de trono, que representa a presidência da república. Representantes de outros estados tentam escalar o alo morro, o que representa a dificuldade deles de chegar ao poder.
d.      Em seu caderno, elabore uma charge satirizando algum acontecimento político recente em seu município, estado ou em nosso país, não se esqueça de que, além do riso, ela deve promover uma reflexão sobre o assunto.
As charges foram colada na revista.

5.      De acordo com a Constituição de 1988, existem quatro símbolos oficiais da república brasileira: a bandeira Nacional, o Hino Nacional, o Brasão de Armas da República e o Selo Nacional. Esses símbolos foram criados para ressaltar a soberania de nosso país e estabelecer uma forma de identificação entre os brasileiros. Escolha um desses símbolos e faça uma pesquisa sobre a história dele, o uso (oficiais ou não) que se fazem desse símbolo e  a importância dele como elemento representativo da sabedoria brasileira e de nossa nacionalidade.
Foram pesquisados todos os símbolos. Pesquisa no caderno e os símbolos coloridos e colados na revista.

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